Nacional

Anistia em dia de pressão

ANISTIA DO DIA 8 DE JANEIRO COM POPULAÇÃO NAS RUAS, PRESSÃO NO CONGRESSO

Povo vai às ruas para mais uma chamdo do Capitão Bolsonaro, e população quer anistia

Por THE NEWS

07/04/2025 - 09:52

unnamed - 2025-04-07T095129.923.jpg
Bolsonaro e aliados se reúnem na Paulista por anistia
(Imagem: Estadão | Reprodução)


Ao lado de Tarcísio, Zema, Caiado e mais 4 governadores, Jair Bolsonaro liderou a manifestação na Paulista pela anistia aos condenados pelos atos de 08/01/2023.
Além de solicitar o perdão para os acusados e afirmar que “somente um psicopata para falar que 08/01 foi tentativa de golpe”, o ex-presidente disse em seu discurso que está sendo perseguido pelo STF e que seus opositores querem a sua morte.

O ato teve mais presentes do que o feito em Copacabana há 3 semanas. Ele ainda teve um batom como símbolo, em referência à cabeleireira Débora Rodrigues, que esteve no 08/01.
Ela ficou 2 anos presa após escrever “Perdeu, mané” na estátua da Justiça do prédio do STF com um batom, em alusão à fala do ministro Barroso para apoiadores do Bolsonaro sobre o resultado das eleições de 2022.
Agora, Moraes concedeu regime domiciliar a ela — mas ainda propõe que ela seja condenada a 14 anos.

Desde o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, o Supremo já condenou mais de 500 pessoas, com penas de até 17 anos por crimes como tentativa de golpe, abolição do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio público.
Parlamentares da direita querem aprovar o PL que prevê anistia a todos os envolvidos nos atos. O projeto precisa de 257 votos para passar na Câmara, depois passar no Senado — e ainda pode ser vetado pelo presidente Lula.
O que dizem a direita e a esquerda




Em vídeo com mais de +57M de views no Instagram, o deputado Nikolas Ferreira afirma que a cabeleireira Débora Rodrigues e outros foram alvo de punições desproporcionais em virtude de uma perseguição política por parte do STF.


O político também critica a falta de condenações a membros do MST por atos de vandalismo da última década, cobrando “a mesma régua para todos”.

Do outro lado, o deputado Guilherme Boulos fez um vídeo — que já ultrapassa +1,5M de views — afirmando que a PL da Anistia tem como verdadeiro propósito livrar Jair Bolsonaro, generais do antigo governo e deputados aliados ao ex-presidente pela possível tentativa de golpe de Estado.


Boulos também disse que o objetivo da direita é garantir impunidade — comparando a proposta à anistia concedida a militares que cometeram crimes durante a ditadura.






E o que pensa a população? Bom, de acordo com a pesquisa Quaest56% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos e condenados nos atos de 8 de janeiro em Brasília.