Nacional

INSS Fraude de 6 BI

ATÉ ONDE VAI A OPERAÇÃO 'SEM DESCONTO' DO INSS, QUE CAI MAIS UM DO GOVERNO LULA

Corrupção, que como em outros governos, o PT tem ministros e indicados do primeiro escalão caindo por suspeições de desvio

Por Redação AgN com Jovem Pan

25/04/2025 - 11:12

inss.jpg

Até onde familiares, e os mais próximos do presidente Lula da Silva estão envolvidos num esquema, mais um ato corruptivo, neste atual Governo com a Operação Sem Desconto pela Polícia Federal?

Até onde vai chegar a investigação que nos revelou um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, sem consentimento dos beneficiários?

Lupi balizou o nome do ex-presidente do INSS. E diante da gravidade do caso, Stefanutto, claro, foi afastado e, posteriormente, pediu demissão do cargo a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (23).

Ou seja, Lula está bem ciente do que acontece no seu Governo.

Um Governo que tropeça em si, no erros de muitas acusações, suspeições de atos ilegais, porque vejamos que Stefanutto, nomeado em julho de 2023, entrou no lugar de Glauco Wamburg, este que também foi demitido por suspeitas de irregularidades no INSS.

A operação da PF revelou que os descontos ilegais começaram em 2016, durante o governo Michel Temer (MDB), e podem ter causado um prejuízo de quase R$ 8 bilhões. Entre 1.300 beneficiários entrevistados, 97,6% relataram não ter autorizado os débitos em folha.

DO LUPI

Ministro desde o início do terceiro mandato de Lula, Carlos Lupi já havia chefiado o Ministério do Trabalho entre 2007 e 2011, durante os governos Lula e Dilma Rousseff. Na época, deixou o cargo após ser alvo de denúncias envolvendo convênios com ONGs e uso de avião particular de um dirigente ligado ao ministério — todas as acusações foram negadas por ele.

Presidente nacional do PDT por quase duas décadas, Lupi se licenciou da função para assumir a atual pasta.

A recente crise no INSS representa mais um desgaste para Lupi, que tem carta branca de Lula, logo mais um tropeço do seu governo, e pesa contra que são atos ilegais, desvio, e as críticas por falhas na gestão aumentam o desgaste de Lula e seu asseclas.

Galeria de fotos