OPOSIÇÃO QUER SABER TUDO DO 'ROUBO' CONTRA OS IDOSOS COM CPI
Oposição protocola pedido de CPI para investigar fraudes no INSS
Deputados da oposição ao governo protocolaram um pedido para abrir uma CPI que investigue a participação de sindicatos no esquema de fraudes do INSS.
A iniciativa já conta com 185 assinaturas — 14 a mais do que o mínimo necessário.
A proposta da CPI é uma reação à operação da Polícia Federal que revelou um esquema de R$ 6,3 bilhões em descontos indevidos em aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.
O governo prometeu devolver os valores descontados irregularmente, mas ainda não definiu como será esse processo.
De acordo com a PF, ao menos 11 entidades cometeram irregularidades, e outras 31 são suspeitas de falsificar autorizações para cobrança de mensalidades.
A CPI tem como propósito mirar a atuação dos sindicatos e o texto cita a “proximidade de lideranças sindicais com figuras do alto escalão do governo” — mirando principalmente Frei Chico, irmão do Lula, que é vice-presidente de um deles.
A decisão sobre a abertura da CPI cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta, que ainda não instalou nenhuma comissão desde que assumiu o cargo, em fevereiro deste ano.
Enquanto a CPI ainda é debatida no Congresso, o presidente Lula anunciou o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do INSS no lugar de Alessandro Stefanutto, exonerado do cargo após o escândalo.
COMPARTILHAR
...
(Imagem: O Globo)