Nacional

LULA X TRUMP = Mais aperto ao povo

LULA RESPONDE aos EUA e eis a desculpa que a 'Esquerda queria'

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

Por Redação AgN

10/07/2025 - 09:05

LUL PRESID.jpg

Presidente defendeu soberania do país e afirmou que alegação de Trump de que taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com Brasil é falsa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá a resposta que poderá nos levar a mais caos econômico, porque se os EUA tarifam em 50% nossos produtos, e o Brasil aumenta a mesma porcetagem na cobrança do que vem dos EUA, o próximo passo poderá ser os americanos não mais comprarem os nossos insumos, e isto será perda de dólar e o dólar deverá subir. Ou seja, aumento de tudo ainda mais… Gasolina, Gás, ebrre outros.

Ao afirmar nesta quarta-feira (9), que o tarifaço de 50% a todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos será respondido com a Lei de Reciprocidade Econômica, Lula, em rede social, o presidente joga para plateia que age em defesa da soberania do país. 

Mais.

Lula diz que é falsa a alegação do presidente norte-americano Donald Trump, de que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil.

Claro que tem mais, tem a carta aberta enviada de Trump expondo as ações do Brasil, e de Lula com seu governo permitir a perseguição, o s abusos jurídicos e a constante quebra da constituição do país, e nisto, os EUA não aceitam. Ações de Lula em suas falas contra americanos, e contra Trump, e ações com o maquinário do Brics contra a maior potência do mundo.

Lula diz.

Neste sentido, qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, afirmou o presidente.

O lei autoriza o Poder Executivo, em coordenação com o setor privado, “a adotar contramedidas na forma de restrição às importações de bens e serviços ou medidas de suspensão de concessões comerciais, de investimento e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual e medidas de suspensão de outras obrigações previstas em qualquer acordo comercial do país”.

CARTA

No documento encaminhado por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Donald Trump cita o ex-presidente Jair Bolsonaro, perseguido pela justiça por toda a esquerda brasileira. Perseguição que se chegou a colocar ele como réu no Supremo Tribunal Federal (STF), este que tem servido claramente a atos torpes da política, e deixa de ser uma instituição de justiça para ser agente político como se mandato tivesse.

Mas, os ministros do STF não tem mandato.

Assim, na carta a Lula, Trump expõe que Bolsonaro é acusado e mais milhares de pessoas acusadas de querer dar 'golpe de Estado’. E é isto que tem sido visto pelo mundo todo, ações sem nenhum amparo real de justiça.

Trump também citou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.

Mas, o petista responde.

O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”, rebateu Lula.

Aqui é para rir...

Isto porque o presidente Lula fala das críticas de Trump às decisões do Supremo Tribunal Federal contra perfis em redes sociais que praticavam discurso de ódio e divulgavam fake news.

O presidente afirmou que, “no contexto das plataformas digitais, a sociedade brasileira rejeita conteúdos de ódio, racismo, pornografia infantil, golpes, fraudes, discursos contra os direitos humanos e a liberdade democrática”.

Oras, se é justamente tais atos feitos por esquerdistas, gente do próprio governo Lula, ministros, e agentes partidários do PT, estes que defendem e agem de forma acusatória e sem respeito a democracia, e Lula tenta apenas jogar palavras de acusação como se ele e sua trupe fossem 'honestos e santos', tão probos...Mas, Quem foi pego com dinheiro na cueca? Quem é aliado do governo que defende cartilhas estudantis que agridem e corrompem crianças e adolescentes? Que Governo que apoia ditadores, e defende liberdade de ex-presidentes criminosos em seus países?

Mais fakes lulistas.

“No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Para operar em nosso país, todas as empresas nacionais e estrangeiras estão submetidas à legislação brasileira”, escreveu.


*Com informações da Agência Brasil