Nacional

eleição 2026

Após a derrota serenada, Flávio não pedirá anulação, mas, abrirá processo de de cassação da chapa Lula

Após anunciar que pediria a anulação, senador mudou de estratégia diante de obstáculos jurídicos apontados por aliados e advogados

Por R7.com

26/10/2026 - 19:21

Captura de tela 2026-10-26 192423.png

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desistiu de pedir a anulação das eleições e pretende entrar na Justiça Eleitoral com uma ação para tentar cassar a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito neste domingo (25).

Flavio, que saiu derrotado no 2º turno após ficar à frente no 1º, pretende entrar com ação por abuso de poder econômico e político contra o presidente reeleito.

Segundo apurou o R7, a mudança de estratégia ocorreu após aliados e advogados apontarem dificuldades jurídicas para anular o resultado das urnas.

A estratégia representa uma mudança na forma de contestar a vitória do petista. Em vez de tentar invalidar diretamente a votação, Flávio pretende questionar a conduta do adversário durante a campanha e buscar uma decisão que possa retirar o mandato da chapa eleita.

O que motivou Flávio Bolsonaro a desistir do pedido para anular a eleição

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (26), Flávio criticou a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin, que determinou a extensão do horário de votação até as 19h em seções eleitorais que ainda estavam funcionando.

“Pela primeira vez na história do Brasil, o ministro do STF, no caso, ex-advogado do Lula, provocado pelo próprio PT, atropelou o TSE e tomou uma decisão que prorrogou as eleições até às sete horas da noite. O que aconteceu nesse intervalo de tempo, ninguém consegue entender. Isso precisa ser esclarecido”, disse.

“Ninguém sabe exatamente o impacto disso. Agora, imagina se fosse o contrário. Um ministro indicado pelo Bolsonaro, tomando uma decisão que mudou a regra do jogo, já com o jogo encerrado. Qual seria a reação do PT? Qual seria a reação de parte da imprensa? Qual seria a reação do mundo? O Lula reconheceria a minha vitória? Com certeza não”, completou.

Flávio também fez críticas a Lula, dizendo que o presidente “injetou quase meio trilhão de reais de dinheiro público para fazer a maior compra de votos da história das eleições no Brasil”.

“A disputa não deveria ser um vale-tudo por parte de quem quer se manter no poder, como fez o meu adversário. O que ele fez foi um abuso do poder político e econômico sem precedentes. Um total desequilíbrio na disputa eleitoral”, reclamou.

“Isso tudo sem falar no complexo industrial de fake news que eles criaram, com a difusão ilegal e em massa de mentiras para aterrorizar a população brasileira. Então eu vou pedir sim a cassação da chapa do Lula por todos os abusos que ele cometeu. A lei tem que valer para todo mundo, a competição tem que ser justa e igual, o que não aconteceu”, conclui Flávio.

Pedido de anulação

Logo após a divulgação do resultado na noite de domingo, Flávio afirmou que não reconheceria a vitória de Lula e anunciou que pediria a anulação das eleições.

Flávio alegou que a decisão de Zanin de postergar em duas horas o tempo de votação alterou as regras durante a votação e provocou desigualdade entre eleitores de diferentes regiões do país.

A decisão foi tomada após relatos de dificuldades de transporte, especialmente em cidades da Bahia e de São Paulo.

O pedido de prorrogação, porém, também havia sido feito pela campanha do próprio Flávio para atender eleitores que enfrentavam dificuldades para chegar aos locais de votação em regiões afetadas pelas chuvas.

O candidato derrotado, o senador Flávio Bolsonaro, não reconheceu o resultado das urnas e dissePlay Video
'Não vou desistir do meu Brasil', diz Flávio Bolsonaro após não reconhecer vitória de Lula
por 2026