Roraima

Roraima

DIA DOS POVOS INDÍGENAS - RODA DE CONVERSAS

Por Redação AgN

20/04/2023 - 20:10

/>

Conscientes de que um atendimento médico de qualidade passa pela empatia e diálogo, profissionais do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) fizeram nessa quarta-feira, 19, uma roda de conversa com mães de crianças indígenas internadas na unidade hospitalar. O objetivo foi ouvir e entender como todos podem contribuir positivamente com o período de internação das famílias que estão longe de casa.

No Tapiri da Alegria do HCSA, área externa, profissionais e mães indígenas se assentaram no gramado para um diálogo franco, direto e simples. De acordo com a diretora geral do Hospital da Criança, Francinete Rodrigues, o momento é voltado para ouvir e conversar, já que a maior unidade hospitalar infantil tem cuidado para que as tradições dos povos indígenas sejam sempre respeitadas.

“Esse momento especial no Dia dos Povos Indígenas é voltado para o diálogo, pois foi pensado para a gente ouvir os anseios deles, de como mães gostariam que seus filhos fossem atendidos aqui no hospital. Queremos saber o que eles sentem quando estão na unidade, logo, é mais um momento de atenção para com eles. A gente procura respeitar todos os nossos pacientes dentro de suas particularidades”.

Profissionais ouviram anseios de indígenas 

 

RESPEITO À CULTURA – O Hospital da Criança possui uma enfermaria com leitos-redes para atender crianças e acompanhantes, além de um intérprete para facilitar a comunicação entre profissionais e pacientes. No HCSA, a alimentação dos indígenas é diferenciada: conforme a preferência de cada etnia, a equipe nutricional adequa o cardápio, com alimentos como macaxeira, peixe com farinha e frutas regionais.

 

 

 

_

SEMCOM PMBV

LINK DAS FOTOS (Créditos):

Diane Sampaio