PASTOR DINIZ É CONTRA, MAS, SEGUIRÁ DECISÃO DA BANCADA
DA REUNIÃO DO GOVERNADOR ANTONIO DENARIUM JUNTO COM BANCADA FEDERAL, que aconteceu nesta semana com o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Luiz Cecilian, além da presença do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, João Paulo Capobiano, e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICmbio), Mauro Pires, ficou claro que os parlamentares e o chefe do executuvo estadual discordam das intenções do Governo Lula da Slva em mexer com as terras de Roraima.
Ao sair da reunião, que foi no Palácio do Planalto, na Secretaria de Assuntos Federativos, o deputado Pastor Diniz assegurou que estas tratativas de expansão das unidades de conservação do Viruá e Maracá, além da criação da Floresta Parima não contam com sua aprovação.
"Todas essas foram experimentadas à aprovação do estado."
Diniz disse ainda que do que se entendeu, as tentativas de manutenção e criação dessa nova reserva ecológica foram feitas em comum acordo entre os dois governos. "No entanto, discordo dessa decisão. Estarei disponível para lutar em defesa da propriedade de nosso povo, caso essa medida seja aceita pela maioria da bancada federal".
Denarium quer mais e mais se aproximar do Governo Lula, porém, neste caso de mexer com aumento de reservas ambientais, o goernador tem dito que é contra, bem como toda a maior parcela política do Estado não aceita isto.
O Governo Lula quer a transformação do Parque do Parima em Floresta Nacional, bem como a ampliação das áreas da Estação Ecológica de Maracá e do Parque Viruá. Mas, isto se mostra inviável pelo Estado.
sizes="(max-width: 436px) 100vw, 436px" srcset="https://app-stehr.3sscipozdt-yjr3o891141m.p.temp-site.link/wp-content/uploads/2023/07/REUNIAO-PAL-PLAN-DENARIUM-BANCADA-E-MEIO-AMB4.jpg 782w, https://app-stehr.3sscipozdt-yjr3o891141m.p.temp-site.link/wp-content/uploads/2023/07/REUNIAO-PAL-PLAN-DENARIUM-BANCADA-E-MEIO-AMB4-300x169.jpg 300w, https://app-stehr.3sscipozdt-yjr3o891141m.p.temp-site.link/wp-content/uploads/2023/07/REUNIAO-PAL-PLAN-DENARIUM-BANCADA-E-MEIO-AMB4-768x432.jpg 768w" alt="" width="436" height="245" />
GT Criado
Desta reunião ficou acertado a criação de um Grupo de Trabalho (GT).
João Paulo Capobiano apresentou aos parlamentares a agenda fundiária e ambiental defendida pelo governo federal para a Amazônia. E diante da complexidade em torno do assunto, foi pactuado a criação de um grupo de trabalho para aprofundar a discussão.
Diniz aponta ainda que todo este processo de aumentar possíveis reserevas em Roraima é algo que mexe com a população, mexe com o futuro econômico do Estado, "trazendo instabilidade nos inestimentos, muita insegurança jurídica".
...
Com Assessoria