LEI DAS FILAS nº 1.337/2012 COM 2O MINUTOS DE TOLERÂNCIA
Procon Boa Vista inicia ações de fiscalização nas agências bancárias
Tempo de espera, segundo legislação municipal, deve ser de aproximadamente 20 minutos, em dias normais
O Procon Boa Vista iniciou nesta terça-feira, 1º, as ações de fiscalização do tempo de espera nas agências bancárias. Por meio de conversas com os consumidores, o objetivo é garantir o cumprimento da Lei das Filas (nº 1.337/2012), que estabelece máximo de 20 minutos (dias normais) e de 30 minutos (vésperas e pós-feriados prolongados, além dos dias de pagamento dos servidores públicos municipais).
A lei também se aplica nos caixas eletrônicos de autoatendimento dentro das agências bancárias. Os estabelecimentos são obrigados fornecer senhas numéricas, onde será impresso o nome do cliente. A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, ressalta a importância da aplicação da Lei das Filas em relação ao tempo máximo de espera e enfatizou as sanções para as agências que não respeitarem a legislação.
“É crucial que o tempo do consumidor seja respeitado. A Lei das Filas considera o tempo como um valor jurídico, ou seja, ‘tempo é dinheiro’. Embora compreendamos as dificuldades enfrentadas pelos bancos, não podemos negligenciar os direitos do consumidor. A legislação estipula autuações, tempo de espera e tempo de atendimento”, destacou.
As melhorias foram notadas
A assistente de aluno aposentada Raimunda Nonato, de 77 anos, foi uma das consumidoras que viu de perto a fiscalização. Ela foi à agência para sacar seu benefício e conta que teve dificuldades no tempo de espera em atendimentos anteriores. Mas hoje percebeu diferenças e agradeceu a ação do Procon.
“Já tive que passar mais de uma hora em pé para ser atendida e com a dor do meu joelho fica muito difícil. Hoje notei a diferença, não passei nem 20 minutos esperando. Foi uma benção. Então, acho muito importante a fiscalização e espero que ocorram mais”, disse.
Denúncias ou reclamações
Em caso de descumprimento da Lei das Filas, o Procon Boa Vista orienta o consumidor a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento e levar esse documento ao órgão para formalizar a denúncia. Também pode utilizar os canais virtuais para relatar a situação a ser investigada e punida conforme a legislação vigente. Importante também informar a agência, data e horário de atendimento, se é cliente ou não do banco e a senha de atendimento.
PROCON BOA VISTA
Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado ao comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 - Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista - aba DIREITO DO CONSUMIDOR.