Roraima

AgN RR

FERIADÃO, PARA ONDE VOU? ORAS, PARA 2ª MOSTRA PICUÁ, EM TEPEQUÉM

Feriadão da Semana Santa agitando o descanso

Por POR Vanessa Brandão

15/04/2025 - 08:46

Mostra Picuá.jpg

A 2ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura divulgou, nesta segunda-feira (14), a programação completa do evento que será realizado nos dias 18 e 19 de abril, na Serra do Tepequém.

Em dois dias de atividades, a Mostra promove um encontro vibrante entre cinema, literatura e arte, com lançamentos audiovisuais, recitais de poesia e prosa, exibições de curtas-metragens de diferentes regiões do país, contação de histórias, atividades voltadas para o público infantil.

Outros destaques são a Mostra de Cinema e Literatura Infantil do Sesc, a oficina de escrita com o poeta Eliakin Rufino, a oficina de audiovisual com Eliza Coimbra e performances literárias com artistas locais e convidados. O evento se encerra com a premiação dos destaques da programação, onde serão distribuídos R$ 18 mil em prêmios.

A estrutura de palco e plateia está sendo montada na Av. José Altino, próximo ao Mercantil São José, na principal avenida da Vila do Paiva. “Teremos um palco com tendas e cadeiras para que o público possa acompanhar a projeção dos filmes e performances literárias com conforto e acolhimento”, explica Hélio Zanona, um dos coordenadores da Mostra.

Realizada pela Makunaima Soluções em Turismo, a 2ª Mostra Picuá tem co-realização da Escola de Cinema e Comunicação da Amazônia (ECCA) e da Platô Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, além da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Roraima (Secult).

O evento conta ainda com apoio do Sesc Roraima, Sebrae Roraima, Folha BV, Centro de Capoeira UFRR, Perin Casa e Construção e Pousada Platô Tepequém.

Oficinas gratuitas com inscrições abertas

A Mostra Picuá está oferecendo duas oficinas gratuitas para o público em geral. A primeira é “Criação Audiovisual com Celular”, com a cineasta Eliza Coimbra, que será realizada nos dias 16 e 17 de abril, no Bar Platô 2112.

As inscrições para esta oficina encerram-se no dia 15, segunda-feira.

A segunda oficina será ministrada pelo poeta Eliakin Rufino, uma das grandes referências no tema, no dia 19 de abril, com o título “Como se tornar (ou não) um escritor”.

O encontro também será realizado no Bar Platô 2112, e as inscrições podem ser feitas até o dia 18, quinta-feira.

Interessados podem acessar o formulário de inscrição no site da Mostra: www.makunaima.com/mostrapicua.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA | 18 DE ABRIL

  • 19h – Lançamento da websérie “Eu sou Tepequém”
  • 19h10 – Abertura Oficial
  • 19h30 – Interpretações literárias:
    • Coragem Fatal – Romério Briglia (Prosa)
    • Ko'ko non – Victor Hugo Vieira (Poesia)
    • O lugar que não é meu lar – Pê Artezes (Poesia)
    • Sy Aysú – Rosidelma Fraga (Poesia)
    • Quando o fim chegar – Edgar Borges | com Yan Araújo, Elivelton Magalhães Lima, Lucas Vinicius Cunha Sampaio (Prosa)
    • Colar de Pucáá – Inara Nascimento (Prosa)
    • Tepequém Partido – Tércio Neto (Poesia)
  • 19h30 – 21h – Mostra de Cinema e Literatura Infantil do Sesc
    Exibição de filmes de ficção e animação, leituras dramatizadas e contação de histórias
  • 20h15 – Mostra de Cinema | 9 Filmes | 150 min
    • Mansos – MT | 20 min | Drama
    • O Despertar de Aiyra – SP | 18 min | Animação
    • Saberes Ancestrais – SC | 15 min | Documentário
    • Bença – PR | 15 min | Drama
    • Cabana – PA | 14 min | Ficção
    • A Bici de Ramon – RR | 25 min | Drama
    • DESÁGUA – RJ | 20 min | Ficção
    • Resistência – RO | 9 min | Documentário
    • Sereia – PR | 14 min | Drama

SÁBADO | 19 DE ABRIL

  • 15h – Oficina Como ser (ou não) um escritor, com Eliakin Rufino
  • 19h – Falas de abertura
  • 19h10 – Interpretações literárias:
    • Meu nome é: Mulher – Maria Gabriela Villalba/Alcy Rodriguez | com Maga Jaya'aliyú (Poesia)
    • Rio (Deus está morto) – Caique Pinho Souza (Poesia)
    • Marias – Flor do Campo/Andrea Estevam Dias | com Hema Vieira, Luiza Danielle, Nathana Lindey (Prosa)
    • O peso que me enverga a alma – Zanny Adairalba | com Kaline Barroso (Poesia)
    • Animais Selvagens – Amarildo Ferreira Júnior | com Kamylly Lima (Prosa)
  • 19h40 – Mostra de Cinema | 8 Filmes | 135 min
    • Balada para Raposo Tenório – GO | 20 min | Animação
    • Os Sete Passos de São Sebastião – RR | 20 min | Documentário
    • Deixa – RJ | 15 min | Drama
    • Solange Não Veio Hoje – BA | 21 min | Ficção
    • A Casa Amarela – PR | 14 min | Drama
    • Descamar – DF | 15 min | Drama
    • Isso é Frescura? – RR | 15 min | Drama
    • Morto Não – SP | 15 min | Drama
  • 21h30 – Apuração dos votos (cinema e literatura)
  • 22h – Premiação

Informações (95) 99114-2021 (95) 98402-9818


--