Samir retorna para BV depois de assumir a entidade do coração do brasileiro
Um filho da terra, que apoia mais de dois meses ao assumir a gigante CBF, onde ali ele será o número 1 da seleção brasileira, a seleção do povo…
Samir Xaud teve nesta semana dia especial de celebridade internacional, isto porque seu cargo, hoje, vai além do reconhecimento nacional que a sua entidade tem no cenário do futebol brasileiro, bem como mundial, porque afinal falamos da CBF - Confederação Brasileira de Futebol que é presidida pelo roraimense.
Samir recebeu na terça, 8, duas sessões especiais do parlamento municipal da Capital e do Estado - Câmara de Boa Vista e Assembléia Legislativa do Estado lhe concederam honrarias, a maior do município e de Roraima pelo reconhecimento de sua trajetória de vida no esporte, na saúde e por estar hoje à frente desta gigante CBF.
No Estado, dos deputados veio o calor de parlamentares que dividiram com Samir o chão estudantil, bem como da medicina, e ainda que o governador Denarium não tenha dado sua presença, da Câmara além dos vereadores em peso, prefeito de Boa Vista, e amigo, Arthur Henrique foi prestigiar Xaud.
Assim, Samir ainda teve celebração na Academia de Letras de Boa Vista, e vindo de pais que atuam fortemente no esporte, seu pai Zeca Xaud à frente da Confederação Roraimense de Futebol, há algumas décadas, já da parte da mãe veio a veia política - professora Ilma Xaud foi secretária de estado da Educação, entre outros cargos públicos a bem do serviço ao povo roraimense, tendo começado, lá atrás, com o destacável brigadeiro Ottomar Pinto.
Dessa veia Samir ainda arriscou uma eleição e viveu bem os bastidores da política macuxi, bem como da nacional, sendo ele de um forte partido.
Mas, a política o levou a ser o que assumiu, recentemente, quando a CBF precisou de alguém que tivesse um currículo que pudesse dar a entidade um novo ar, e de forma unânime os conselheiros - todos foram pelo nome de Samir Xaud para presidir a CBF.
Diante de um quadro em que encontrou nuvens pesadas de anomalias jurídicas, para o que a entidade vivia, olhando para o que hoje se vive, ficou claro o acerto ao nome escolhido de Samir Xaud, que vai ganhando ainda mais respeito e admiração pelo trabalho iniciado.
BANCADAS
Do Congresso Nacional, ele ganha apoio não só da bananada federal de Roraima, que foi bem representada nessas solenidades da semana pela deputada federal Helena Lima, uma defensora do esporte e que tem estado ao lado de Xaud.
Mas, deputados de Tod das as regiões saúdam pelo sucesso de Samir.
EM CASA
Após dois meses à frente da presidência da CBF, esta foi a primeira visita oficial de Samir Xaud em sua terra Natal, tendo vir a receber o Diploma de Gratidão da Cidade de Boa Vista, além de diversas medalhas, como a de Mérito Profissional Médico, a de Honra ao Mérito Rio Branco e a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo Raimundo Ribeiro. Também foi homenageado com uma placa entregue pelo prefeito Arthur Henrique e pelo presidente da Câmara, vereador Genilson Costa.
A agenda da CBF é gigante nacional e internacionalmente, mas, Samir veio e ainda demonstrando o impacto de estar representando em primeira ordem a seleção Brasileira, e com isto os corações de milhões de brasileiros, vemos um jovem preparado, centrado e com now how de quem sabe onde está pisando e para onde deve caminhar.
NA CASA DO POVO
Na Assembleia Legislativa, a sessão solene foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado estadual Soldado Sampaio, que deixou claro o apoio e orgulho que Roraima sente hoje.
Na ALERR, presentes autoridades federais, estaduais, representantes da segurança pública e da área da saúde.
Samir Xaud recebeu o título “Orgulho de Roraima”, além da Medalha de Honra ao Mérito e de uma homenagem da Casa da Cultura.
Durante a cerimônia na Academia Roraimense de Letras (ARL), o presidente da CBF também foi agraciado com uma moção de aplausos. A presidente da ARL, Cecy Lya Brasil, destacou o legado esportivo e educacional da família Xaud e exaltou o feito de Samir ao chegar ao topo do futebol nacional superando preconceitos e barreiras regionais.
APOIO SEMPRE AO ESPORTE
A deputada Helena da Asatur fez questão de acompanhar as homenagens.
Para ela, reconhecer o trabalho de Samir Xaud é valorizar um exemplo de superação e compromisso com o país.
”É uma alegria ver um filho de Roraima sendo reconhecido por sua trajetória. Samir leva o nome do nosso estado cada vez mais longe. E nós temos que apoiar quem faz a diferença", afirmou a parlamentar.
Samir também defendeu a união da bancada federal e estadual para viabilizar recursos destinados à construção de um novo espaço esportivo. "Precisamos da ajuda dos nossos parlamentares. Só assim poderemos colocar Roraima no circuito dos grandes jogos nacionais", disse o presidente da CBF
Em seu discurso, Samir Xaud relembrou ainda as primeiras dificuldades enfrentadas durante a campanha à presidência da CBF, marcada por ataques e preconceito.
“Fui vítima de mentiras e xenofobia, principalmente de parte da imprensa do eixo Rio-São Paulo. Mas, segui em frente com fé em Deus e com o propósito de fazer o que muitos não tiveram coragem: mudar o futebol brasileiro”, declarou.
Xaud também afirmou que pretende deixar um legado voltado à formação de pessoas e que, em 2026, irá inaugurar o Centro de Desenvolvimento do Futebol, inspirado em obras semelhantes já entregues no Tocantins, Rondônia e Amapá.
..
Com Ascom Dep H L