Twitter

AgN Sampa… Eleições na Metrópole São Paulo tem de fato duas brigas aqui, Pablo Maçal e Ricardo Nunes, prefeito q tenta suadamente ir ao segundo turno; mas, Boulos pode atrapalhar! E Datena é o bufão mascarado que só fala de óculos escuros como ‘Capo’…Fanfarrão lanterninha!
AOS DAMORIDAS/RR...Prefeitura recebe 335 novos integrantes de projetos sociais nesta quinta-feira, 5...Eles passarão a fazer parte dos seguintes projetos: Crescer, Dedo Verde, Rumo Certo, ArtCanto e Cabelos de Prata...sERÁ a partir das 9h, na Quadra de Futebol Society do Complexo Ayrton Senna e tem como tema: “Inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. 
AOS DAMORIDAS - RR...Não sei você concorda, mas, ao abrir o processo de impeachment nesta segunda, 2, contra o governador cassado pelo TRE, Antonio Denarium, os deputados que fazem parte da Comissão Especial não me inspiram confiança, de que de fato, as tantas provas contra o governador serão, realmente, analisadas corretamente!
AgN Braséo - Sim, Esse Braséo é algo que a cada dia ficamos mais absortos com tanta desfarçatez pelos atoa contra nossa Constituição, deste País que se diz democrata, mas, onde está a democracia? Isto porque é afrontoso a cara-de-pau de políticos e ministros supremos, que cospem na continuamente na Carta Magna, e nada lhes acontece! Vejamos o que podemos esperar de um (CA) Pacheco, que aceita jantar na casa de um togado, que é cheio de pedidos de impeachment no Senado!  
AOS DAMORIDAS - RR...O Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) anunciou que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca examinadora responsável pela organização do concurso público que visa o preenchimento de 30 vagas para os níveis superior e médio.
AOS JARAQUIS - AM...Cinco importantes trabalhos da diretora foram apresentados neste sábado (31)...O especial ‘A tela é do Amazonas’ faz uma homenagem à diretora de cinema Christiane Garcia, com seus trabalhos ligados à área do audiovisual, exibindo três curtas e dois longa metragens no Cine Carmen Miranda, localizado à Rua do Congresso, nº 10, Praça do Congresso, Centro (próximo à Biblioteca Pública Municipal). 
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
O BRASIL TEM MULHER PRETA FALANDO DA SUA HISTÓRIA
Em 21 de novembro de 2023
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

POR Fabiana Guia, 36, jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), repórter especial do Portal Correio Nagô, o mais antigo veículo de mídia negra e independente de Salvador.

Em qualquer ponto do Brasil tem mulher preta comunicando suas histórias com pertencimento

Formar e atuar no jornalismo é uma escolha desafiadora para mulheres negras e nordestinas. Em muitos casos, decidir pela profissão se baseia na paixão e, ousaria dizer, que a vontade de causar transformações sociais por onde passamos tem bastante relevância.

Foi o que me moveu, é o que me move, especialmente atuar em veículos independentes, de impacto social e plurais, como o Portal Correio Nagô.

Vale salientar que são esses os que mais agonizam para sobreviver.

E a centralização de recursos em outras regiões do país exporta tantas profissionais para longe do seu território na busca de mais oportunidades e melhores salários.

 

Se fosse diferente, a jornalista Gislene Ramos, 37, que vive há 6 anos em São Paulo, não teria necessidade de migrar para fazer especialização em jornalismo negro.

“Não encontrei algo que contemplasse o tema na Bahia, achei a pós-graduação em Relações Étnico-raciais na USP. Me inscrevi sem perspectiva de passar, fui aprovada e tive que migrar”, lembrou a jornalista criadora da revista Aonde?! e gestora do site Fala Preta, mídia preta e periférica.Como muitas de nós, Gislene se incomodava com as mesmas perspectivas das pautas que produzia nos veículos convencionais.

“Já tinha passado por grandes jornais e as histórias não me incitavam. A cada novo ano, o viés era igual”,

 

Como pautar a Justiça Racial na cobertura da Justiça Climática

Como respeitar a diversidade no fotojornalismo

Como construir uma equipe racialmente diversa

 

Hoje, ela ampliou sua atuação para publicidade e leva sua perspectiva racial e cultural para as disputas de poder e de narrativas neste espaço.

Por via um pouco diferente, a jornalista de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Lorena Ifé, 34, contou que a sua trajetória na comunicação foi de encontro com organizações do terceiro setor.  “Por ser negra, ter trabalhado na periferia, com jovens e políticas sociais, consegui conquistar e consolidar minha carreira em Salvador”, complementou Lorena, que também comanda o Afrodengo, comunidade de relacionamento afrocentrado.

Vale dizer, que Lorena trilhou um caminho comum para muitas de nós, em busca de acolhimento e aquilombamento, sentimentos raros em empresas convencionais. “Já me senti muito oprimida em espaço com chefes brancos e inclusive já pedi demissão de lugares porque percebi o ambiente de opressão, adoecedor, quando existia uma questão de hierarquia racial”, relatou Ifé.

Se em 2023 cenários do tipo são comuns, imagina para a jornalista baiana, Cristina Viana, 60, que em 1994, entrou para o curso de jornalismo da UFBA e se tornou a primeira mulher preta a liderar o setor de jornalismo de uma grande emissora no estado.

“Uma vez conversando com uma liderada sobre o texto, chamei a atenção dela, e ela não ficou satisfeita; saiu imitando um macaco pelos corredores da redação”, contou Cristina, que durante sua jornada na comunicação nos anos 2000, sofreu diversas formas de violência, a ponto de ser diagnosticada com depressão e trauma por estresse devido ao racismo.

 

A menina que nasceu na periferia próxima do tradicional bairro do Rio Vermelho cresceu através do aprendizado incansável e competência dentro da TV foi levada à pensamentos de desistência pela opressão, mas não desistiu.

Afinal, ela já trouxe para casa o prêmio Camião Coutuval 2020, da Colômbia, de melhor documentário de diversidade e inclusão. Ou seja, continua contando nossas histórias por onde passa.

 


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe