Twitter

AgN - PARA MIM TUDO, para eles, nada...Enquanto Lula gasta mais de 1 milhão de reais com o cartão de crédito corporativo, o seu Governo toma decisão muito ruim em tirar a pensão vitalícia para crianças vítimas de zika vírus. Mais. Povo não aceita bem os gastos da Primeira Dama, e dessas muitas viagens internacionais de Lula e sua esposa, que esbanjam hotéis caríssimos, luxo em toda sua pompa, enquanto, povo é apertado em tudo!
AgN PEQUENA VITÓRIA...O q ocorreu nestes últimos dias é q o Governo Lula tem q entender, população continua nas redes sociais, por + ameaças q tenha do STF, em dirimir a liberdade na internet,+ temas espinhosos como o caso da possível tentativa de taxação e fiscalização do pix, acabou q se uniu população do Norte ao Sul em reprovação, e gerou recuo do Governo.
AgN - EFEITO NIKOLAS...Sim, o jovem deputado federal por Minas Gerais, é o maior campeão de acessos nas redes sociais, onde vídeo seu - sobre o que viria com a fiscalização bancária e taxação do pix, e hoje já passam dos mais de 200 milhões de acessos neste material de Nikolas Ferreira, um fenômeno na interenet e tem sido um fiscalizador 'duro' do Governo Lula...Ou seria um enorme calo? rsrsrs
AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
IMG_5856
play
play
IMG_5635
Créfito/imagens:
'O FEU DO TIMBÓ' GANHANDO MAIS ARTE NAS LENDAS MACUXIS
Em 4 de novembro de 2023
play
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Inteligência Artificial transforma lenda Indígena de Roraima em arte visual no novo livro de Michel Sales

A oralidade das lendas indígenas de Roraima ganhou uma nova dimensão visual graças à Inteligência Artificial (I.A.). No mais recente trabalho do jornalista e professor Michel Sales, “O feu do Timbó“, a tradição narrativa dos povos originários é ilustrada com a ajuda de algoritmos avançados, quebrando as barreiras entre a antiga sabedoria e a vanguarda tecnológica.

Conhecido por sua habilidade em entrelaçar palavras e criar universos, Michel agora se aventura no campo do design gráfico sem deixar de lado sua essência de contador de histórias. Para o autor, “A I.A. frequentemente associada ao processamento de linguagem eletrônica, é uma ferramenta versátil em constante evolução e aplicação em diversos campos, principalmente na comunicação, educação e pesquisa“, explicou.

Para ele, o design não fica à margem dessa revolução tecnológica. “A I.A. tem se mostrado uma aliada poderosa na geração de imagens, democratizando o acesso à criação artística. Sempre tive um olhar voltado para o novo, e abracei essa tendência para dar vida visual à “O feu do Timbó”, livro que narra uma das muitas histórias maravilhosas dos povos indígenas roraimenses“, reforçou.

A lenda, carregada de metamorfoses e simbolismo — onde humanos e animais trocam de papéis, ensinando lições e perpetuando a cultura —, agora se desdobra em ilustrações ricas em detalhes, feitas em um tempo recorde. “O feu do Timbó é uma jornada cabulosa“, afirma Sales. “E essa jornada, graças à I.A., não só foi contada, mas visualmente construída em poucas horas. Um tempo impensável para as técnicas tradicionais de ilustração”, comentou.

Enriquecendo os detalhes

No primeiro dia, Michel dedicou-se ao entendimento da sonoridade da lenda, mergulhando nos acentos e ritmos que embalam a narrativa oral feita por um indígena já idoso, e que narra histórias fantásticas de seu povo. Em seguida, reestruturou a linguagem, preparando-a para a transformação visual. Por fim, com a assistência de ferramentas de I.A., transmutou palavras em imagens que capturaram a essência da lenda.

E além de enriquecer o conteúdo com detalhes contextuais precisos, a I.A. permitiu uma redução significativa dos custos, uma vantagem que não passa despercebida em tempos de produção cultural cada vez mais desafiadora. O autor destacou que, ao invés de semanas ou meses em estúdio, foi possível finalizar o projeto com rapidez e eficácia, sem sacrificar a qualidade artística.

O feu do Timbó, sexto livro do escritor, promete ser uma experiência imersiva, que traz não apenas o texto, mas também a visão, o som e a sensação da lenda. “A obra é um testemunho da habilidade humana de contar histórias e da capacidade da inteligência artificial de potencializar essa narrativa, provando que a tecnologia, quando bem aplicada, pode ser uma extensão da criatividade e cultura humana“, destacou o autor.

O livro está disponível em plataformas online, oferecendo aos leitores uma viagem pela rica tradição oral de Roraima, agora eternizada nas páginas de uma obra que é tão roraimense quanto universal, graças ao toque de modernidade que a I.A. oferece. E para mais informações sobre “O feu do Timbó”, acesse: @sales.5150 ou pelo link: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/cruviana-em-taumanan-de-macunaima/K81642710J?ori=1

O CONTISTA

Além de jornalista, Michel Sales é licenciado em Educação Física, também é autor da série Educação Física em Quadrinhos, Volumes 1 e 2, onde apresenta mapas mentais de estudo e uma gama de atividades clássicas em conformidade com as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), destacando Esportes, Ginástica, Dança, Lutas, Práticas Corporais de Aventura, Brincadeiras e Jogos.

OUTROS TRAMPOS

– As Aventuras de Juanito & Sua Corda Mágica – Enredo pedagógico infantil que narra o envolvimento de uma criança de 4 anos com seus amiguinhos de 9 anos e familiares. A história aborda o viés didático, estimulando organização, higiene e respeito, além de atividades de escrita, cores e desenhos.

– Cruviana em Taumanan de Macunaíma – Enredo folclórico infantojuvenil que engrandece as lendas de Macunaíma e do Monte Roraima numa atenção poética, provocando a interação do leitor ao encontro de significados curiosos, tentando abrir caminhos para interpretações diversas, vestindo sua mente com mensagens sinuosas.

– O Mistério Dentro do Inóspito – Numa vontade de testar a confiança, a curiosidade e descobrir do que o amor é capaz, Michel S. FEITOZA escreveu “O Mistério Dentro do Inóspito”, uma saga poética dramática, um labirinto de emoções na perdição do tempo, num espaço que confunde o sossego do espírito.

– Ditos & Odes sob Afrescos para Eclipsar & Aspirar no Varal – A narrativa é uma breve experiência poética apoiada no Surrealismo de Salvador Dalí, na Renascença de Michelangelo e demais lapsos acidentais do espaço midiático observados para situar inusitadas expressões de comunicação. Ou seja, Ditos & Odes… é uma percepção sobre comportamento, texturas, movimento e toque sustentada numa visão semiótica, buscando entender como o ser humano consegue interpretar as coisas no ambiente que o envolve. E sendo alargada em um cordão, a leitura do folhetim estimula ainda mais reflexão e interação do leitor – até mesmo rabiscando sua opinião nas sombras de cada enredo – enxergando as pessoas e as demais coisas do universo com outros olhos.

AGENTE CULTURAL

Pelo RR Clube HQ, Michel articulou vários eventos culturais em Boa Vista, dentre eles o Comics Fãs, destacando os 75 anos do Batman, realizado no Espaço União Operária/UFRR (Universidade Federal de Roraima); o Hobbit Day, no Overdoze, com apoio do Sesc-RR (Sistema Social do Comércio em Roraima); Além de participação em Feiras de Ciências em escolas estaduais e municipais, e inauguração de lojas, como o Diecast RR – Dia da Toalha, na Mega 3; Diecast RR – Dia do Futuro, Diecast RR – Despertar da Força, ambos no Pátio Roraima Shopping; Bem como o Cosday na loja Panda Eletrônicos, e o Diecast RR – Militaria, na Loja GP Mania, ambos no Roraima Garden Shopping; No currículo ainda consta o Mercado de Pulgas, entre outros, e tudo isso com objetivo de reunir colecionadores de quadrinhos, figuras de ação, carrinhos e etc.

 

Direto do Autor

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe