Semana de agenda ministerial, Átila Lins esteve reunido com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, e o decano tratou de assuntos para o Amazonas, quando reivindicou maior volume de recursos para a saúde, permitindo a cota do MAC para vários municípios do Estado.
”Tratei também do projeto de implantação do Distrito Bio-agroindustrial de Rio Preto da Eva. O sonho de implantar o projeto do Distrito Bio-agroindustrial em Rio Preto da Eva, começa a tornar realidade”, disse Átila, que lembra que isto é o compromisso “do Presidente Lula com o senador Omar Aziz”.
Tal compromisso foi formado após o deputado Átila Lins ter feito o acompanhamento deste processo, “e nos dá à certeza de uma Matriz econômica na instalação das agroindústrias, as empresas de cosméticos e fármacos, aproveitando a matéria prima do extrativismo e do plantio de várias culturas além da criação de peixe, suíno, bovino galinha poedeira, de corte e outros.”.
Ainda com Padilha, Átila também tratou do projeto de asfaltamento da estrada da Manápolis, que é o principal ramal para o acesso das vicinais do assentamento do PA Iporá, que possui mais de 1.200 lotes.
“Tratei também, sobre a viabilização de recursos extras para a saúde. Direcionados ao custeio da Média e Alta Complexidade dos municípios, que entre outras finalidades, podem ser gastos com fretamentos de UTI’s para casos graves de doenças”.
Ao final da reunião, Átila disse que pediu ao ministro Padilha o apoio do poder Executivo para o PL 752/2024, “de minha autoria que tramita na Câmara, que trata sobre o contribuinte poder ter abatimento no IRPF, de gastos com energias renováveis, a exemplo da energia fotovoltaica”.
Da parte de Padilha, o deputado afirma que tais pleitos foram acolhidos, “de Rio Preto da Eva, assim como os demais, demonstrando compromisso institucional. Ressaltou a importância de investimentos na área energética e fontes que não agridam o meio ambiente e que o executivo apoiará nossa iniciativa.”