Twitter

AgN FRONTEIRA… A situação caótica q só piora na Venezuela com Maduro e seu sistema ditatorial onde em mais um mandato roubado se agrava na nossa fronteira, e pior fica o silêncio do Governo Federal q não leva tranquilidade ao poro roraimense.
AgN LOS HERMANOS… Que Ñ seja mais tolerável ao resto do mundo, já q nós, aqui, do Lado deveria tomar providências para dar um Basta a Maduro e sua ditadura, pq Maria Corina foi (vem de notícias da Venezuela, q ainda Ñ se total certeza) possivelmente sequestrada, e isto tem q parar! Este horror tem se colocar um fim! Q Trump assuma logo…
AgN MONITORAMENTO, MAS, EU NÃO…População segue apreensiva enquanto o pix servia (serve) para q todos possam usar e não pagar nada por isto nas suas transações bancárias; mas, Governo ao mudar isto, Ñ se entende o exemplo de Lula, q seus gastos estão em 100 anos de segredo.
AgN PIX E FEDERAL RECEITA… Não é o Governo q me assusta na tal proposta do pix ser monitorado, q é mais um monitoramento, q mais assombra é isto ter aval e silêncio do Congresso!
AOS JARAQUIS … Prefeitura de Manaus realiza solenidade de Outorga da Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município, nesta sexta, 20, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura.
AgN JARAQUIS E DAMORIDAS - AM e RR… Debate sobre terras indígenas e atuação da Funai gerou reunião unindo as bancadas de Roraima e Amazonas - com Senadores e Deputados Federais, que discutirão a Portaria FUNAI nº 1.256/2024 - interdição da área denominada Terra Indígena Mamoriá Grande, localizada nos municípios de Tapauá e Lábrea, no Amazonas. Acontece nesta terça, 17, na Sala de reunião da Liderança do PSD, no Senado Federal, Anexo 2, Ala Teotônio Vilela.
IMG_5856
play
play
IMG_5635
Créfito/imagens:: Foto: Eduardo Andrade / Nonato Sousa / Davi Eugene / Charles Wellington
PARLAMENTO COM LEIS AOS ANIVERSARIANTES - IRACEMA E CAROEBE
REDACÃO AgN
Em 4 de novembro de 2023
play
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

O Sul do Estado em festa a começar racema, que neste sábado (4) celebra o seu 29º aniversário de Iracema, bem como Caroebe.

Criados por meio das Leis Estaduais 82 e 83, de 4 de novembro de 1994,estes municípios tem recebido da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) o suporte legal e logístico para o desenvolvimento social e econômico municipal.

Quando da criação destes municípios, bem como dos demais, a ALE-RR em 1994, foram autorizados realizar os plebiscitos para que as populações envolvidas decidissem pela criação dos respectivos municípios.

Nestes 29 anos, a Casa Legislativa tem aprovado proposições para o crescimento da região, com destaque para a criação de polo agroindustrial de bananal em Caroebe (Lei nº 436/2004), constituição de comissão especial para análise da revisão dos limites territoriais de Caroebe (Resolução nº 16/2007) e diversos decretos que declaram a utilidade pública de instituições pertencentes aos dois municípios.

Refletindo e destacando os avanços de Roraima, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio congratulou a população roraimense pelos aniversários municipais.

“Parabenizo os municípios de Iracema e Caroebe pelos 29 anos de criação, pois são cidades que nos orgulham pelas pessoas que moram e trabalham lá. E a Assembleia se faz presente nesses municípios por meio do CCjuv [Centro de Convivência da Juventude], bem como por meio de outras atividades, discussões relevantes e programas da Casa Legislativa. Assim, estamos sempre buscando o desenvolvimento dos municípios, principalmente na vertente econômica, objetivando o crescimento da produção agropecuária e do turismo”, ressaltou Sampaio.

Além dessas contribuições legais e culturais, o Parlamento estadual presta serviços de assistência às cidades do interior do Estado, por meio das atividades do Centro de Apoio aos Municípios (CAM/ALE-RR). Presidido pela deputada Aurelina Medeiros (PP), o centro contribuiu para o desenvolvimento municipal ao proporcionar assistência técnica aos poderes Executivo e Legislativo municipais, tanto para qualificação profissional de servidores públicos quanto na confecção de documentos primordiais aos munícipes.

“O CAM contribui para a realização de audiências públicas e na entrega do plano diretor, de saneamento básico e de resíduos sólidos aos dois municípios. Esses documentos são essenciais para o crescimento municipal, pois norteiam políticas públicas das prefeituras, e trazem ainda mais qualidade de vida para a população desses municípios”, informou Alessandra Rios, diretora do centro.

Entretanto, a assessoria técnica da ALE-RR também é destinada às associações, iniciando uma nova fase do CAM na assistência aos municípios.

“Atualmente, estamos trabalhando com as associações desses municípios, sobretudo na questão de capacitação e regularização dessas entidades. Dessa forma, contribuímos na promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e filantropia dessas localidades”, ressaltou Rios.

Iracema

Desmembrado dos municípios de Caracaraí e Mucajaí, Iracema possui esse nome em homenagem à esposa do primeiro morador da localidade, Militão Pereira da Costa. A cidade fica 91,2 km de Boa Vista e, segundo o Censo do IBGE de 2022, a população é de 10.023 pessoas

Cercada por floresta nativa e pouco explorada, o turismo é uma das opções para potencializar a localidade, principalmente pelas praias do Rio Branco e as cachoeiras ainda pouco conhecidas. Além disso, destaca-se a vocação para a agricultura e a pecuária, com produção, em especial, de leite e derivados.

 

Caroebe

Desmembrado do município de São João da Baliza, Caroebe possui a população de 10.656 pessoas, conforme o Censo do IBGE de 2022. O município tem uma área total de 12.065,896 km² e possui como principal eixo econômico a agricultura, sendo a banana o principal produto agrícola produzido no município.

Além disso, há a produção de cacau, café, cana-de-açúcar, coco e pupunha. Em relação à pecuária, o potencial do município está voltado para o gado leiteiro e de corte.

O extrativismo vegetal é representado na região pela extração da castanha, louro, angelim, roxinho, da maçaranduba e cupiúba.

Com Anderson Caldas

SupCom ALE-RR 

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe