Aprovados no concurso da Polícia civil realizaram protesto. O Gupo de manifestantes se reuniu para cobrar continuidade dos candidatos classificados em todas as etapas
Nesta semana, os aprovados no concurso público da Polícia Civil se manifestaram mais uma vez, em frente a praça do Centro Cívico, enquanto acontecia o evento da entrega das viaturas para o programa Polícia na Rua, do Governo Denarium.
A mobilização foi pacífica e reivindica o justo, que é a manutenção dos candidatos excedentes no concurso público.
De acordo com os representantes da causa, o ato teve como objetivo sensibilizar Governo Denarium para que os candidatos excedentes aprovados em todas as etapas do concurso não sejam eliminados.
O concurso da polícia civil prevê 140 vagas para as carreiras de odonto-legista, perito criminal (várias especialidades/áreas), escrivão, agente e perito papiloscopista.
Segundo os candidatos foram convocados para a realização do teste de aptidão física (TAF), exame médico e psicotécnico mais de 400 pessoas. Quantidade esta que ultrapasse o limite de vagas.
“Hoje nossa manifestação tem a finalidade de solicitar ao governo para que não elimine os excedentes, mas nos convoque em tempo oportuno para a matrícula no CFP”, conta a classificado Alice da Silva.
Ainda de acordo com os candidatos, estima-se que há mais de 600 cargos vagos no quadro da polícia civil. Segundo eles, o preenchimento de 140 vagas não suprirá as demandas da instituição.
“O edital de 2018, que foi cancelado, tinha previsão 330 vagas. O lançado em 2022 apenas 140. Em comparação com a vacância existente não faz sentido abrir um edital apenas com essa quantidade. As necessidades da população não serão supridas”, disse um aprovado.
Além disso, os aprovados relatam que o órgão teve apenas um único concurso desde sua criação.
“O primeiro concurso foi realizado há mais 19 anos o que evidencia que nos próximos anos haverá uma aposentadoria em massa dos servidores da instituição. É importante que o governo não nos elimine do concurso. A polícia está precisando de efetivo e nós estamos dispostos a contribuir”, falou uma candidata aprovada.
…
ASCOM COMISSÃO PC/RR