Twitter

AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
AgN DAMORIDAS- Denarium só tem apoio pq tem Máquina q banca seus aliado$.Nas redes sociais tem grupeto mal pago, pq Governo paga bem só aos politiqueiros! Daí saúde, educação, segurança tudo sucateado! Por isso dizem - só defende Denarium os q defendem seus carguitos!
AgN DAMORIDA - Denarium governadorzinho q vive sorrindo pq sua riqueza é o verdadeiro alvo de sua sanha manter no poder! Medíocre politicamente só está na cadeira pq gentalha como Mecia’s, Hiran’s, e outros politiqueiros, Ñ tem liderança, nunca teve! Mas é cheio de bajuladores, q defendem seus carguitos!
AgN BOMBA… Brasília dormiu, nesta quarta, 13, com estouro de bombas, onde um homem explodiu seu carro em frente a parte dos fundos do STF - Supremo Tribunal Federal. A PM/DF, Polícia Federal e Polícia Judiciária na investigação - O terrorista morreu na explosão, e corpo dele continua no local.
AgN JARAQUIS - AM… Dirão que é ação dos inimigos políticos , q ele criou ao longo de seu trabalho de criticar a classe política; e ele ataca e vai além da liberdade de expressão?! Ou Ñ, mas, Alex Braga, agora, amarga prisão merecida. É preso, Ñ pelos feitos contra os políticos, mas, por acusação de suspeita de agressão e abuso sexual contra mulher!
AgN Jaraqui - AM...Ele ganhou a eleição, ele venceu máquinas do Governo e as do parlamento. Ele vence na política quando ganha prestígio, e isto nada mais é mais recursos para Manaus, então, assim, o prefeito David Almeida tem saído vencedor não só do pleito eleitoral, mas, de canja, ganha apoio do Governo Lula da Silva, este q afirmou ao prefeito, e não ao governador Wilson Lima, que a BR 319 tem a garantia dele que sairá da estgnação, as obras avançarão.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
PESCA ESPORTIVA COMO MECANISMO DE TURISMO E RENDA
Redação AgN
Em 3 de julho de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Ao passar o ‘Dia do Pescador’, que foi celebrado no último dia 29 de junho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, pôde colocar em vogue mais que uma homenagem ao ator principal desta atividade, mas, chamar atenção para que no DF possamos ter da pesca algo bem mais do que se tem tido.

A proposta que veio do deputado Pastor Daniel de Castro, tocou ainda no quesito de o DF ter pesca esportiva.

“Esta data é para homenagear os homens e mulheres que dedicam sua vida à árdua missão de extrair dos mares e rios os recursos pesqueiros que alimentam nossas mesas e sustentam a economia de diversas comunidades”, afirmou o parlamentar.

Sendo Castro autor da Lei nº 7.399/2024, que disciplina a prática e a fiscalização da pesca no Lago Paranoá, o distrital lembrou como começou a praticar a atividade, quando um amigo o levou para pescar em meio a uma crise de ansiedade e “beirando a depressão”, há mais de 20 anos.

“No segundo dia, comecei a pegar peixe e esqueci que eu estava triste. Nunca mais veio tristeza e ansiedade”, disse.

Fortalecer aquicultura

O representante da Emater/DF na solenidade, Aramis Beltrami, destacou o aspecto lúdico – “de lazer, descontração e terapia” – da atividade, mas, acrescentou:

“Temos também a produção de renda e a questão da preservação dos recursos hídricos e das paisagens naturais”. Ele informou que a estatal desenvolve uma série de ações para fortalecer a aquicultura no DF, oferecendo capacitação de pessoal, transferência de tecnologia e acesso a crédito.

A coordenadora geral de Territórios Pesqueiros e Integração de Políticas Públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura, Kátia Cunha, usou referência bíblica para reforçar a importância de se comemorar o Dia do Pescador:

“Quando Jesus esteve aqui na terra entre nós e foi recrutar o seu primeiro exército, ele não hesitou em chamar os pescadores. Isso tem uma simbologia muito grande para gente; então essa data tem que ser comemorada, sim, em todas as esferas da pesca”. Dirigindo-se ao deputado Pastor Daniel de Castro, ela pediu ajuda em prol da pesca artesanal no Lago Paranoá.

Por sua vez, o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do DF, Vitor José de Andrade Junior, disse ter se apaixonado pela pesca apesar de nunca ter pescado. Ao justificar sua afirmação, ele elencou alguns motivos:

“A pesca nos remete à nossa fé, é uma profissão milenar para a qual Jesus deu uma ênfase enorme. Além disso, é algo que eu tenho visto com os meus próprios olhos que muda a vida das pessoas, é uma forma de subsistência”.

Pastor Daniel de Castro também abordou a atividade do pescador na religião cristã:

“A pesca assume um significado profundo na tradição cristã, simbolizando a fé, a obediência, a perseverança e a recompensa. No entanto, o cenário atual da pesca apresenta desafios e responsabilidades que exigem nossa atenção”. E completou: “Que esse dia sirva como um lembrete de que a pesca é uma atividade essencial para nossa alimentação, nossa cultura e nossa economia. Cabe a nós, como sociedade, garantir que ela seja praticada de forma responsável e sustentável”.

Também participaram da solenidade o presidente do Ibram, Rôney Nemer; o representante da Federação Candanga de Pesca Esportiva Elias Cruz, entre outros.

Dia do Pescador

A escolha da data está ligada à religião cristã. Em 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro, considerado o padroeiro dos pescadores.

 

 

 

Com Denise Caputo – Agência CLDF

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe