Programa focando a Atenção Básica em situações de Urgência e Emergência. Assim, a Prefeitura investe nas equipes das UBS, que poderão fazer os primeiros atendimentos quando procurarem as unidades, até a chegada do SAMU-BV.
A rede de Atenção Primária à Saúde passa a ficar mais alinhada com as situações de urgência e emergência em Boa Vista. Nesta semana, médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde (UBSs) de Boa Vista iniciaram um treinamento de Suporte Básico de Vida com o SAMU-BV.
Com isso, os profissionais passarão a ter condições de atender os casos de urgência e emergência quando as pessoas procurarem uma UBS, conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos.
“Em muitas situações, as pessoas, por morarem próximo a uma UBS, em vez de ligar para o SAMU, pegam o paciente ou o seu parente e levam diretamente para a unidade. Com essa capacitação da prefeitura, o profissional terá condições de fazer o primeiro atendimento até a chegada da equipe de socorristas”, disse.
Ulhiana Batista é enfermeira da UBS Vanderly Nascimento de Souza, do bairro 13 de Setembro e está participando do treinamento pela primeira vez. E está feliz com a iniciativa da prefeitura.
“É muito importante para nós, pois conseguiremos dar esse primeiro suporte antes do SAMU chegar com mais segurança, melhorando a qualidade no atendimento”
A também enfermeira Rafaela Pires, da UBS Senador Hélio Campos, destaca que o desempenho das equipes será ainda melhor.
“Eu me sinto agora mais preparada dentro da minha unidade e a prefeitura está de parabéns por estar capacitando equipes multiprofissionais para atuarem no suporte básico da vida”.
Continuidade
De acordo com o diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho, a capacitação tem duração de dois dias e seguirá um calendário para atender os profissionais das 34 UBSs.
“Com a ampliação da Atenção Primária de Boa Vista, os profissionais passam a ter um contato muito maior com o público. Iniciamos essa agenda anual de treinamento de Suporte Básico de Vida para deixar as equipes mais preparadas e assim dar uma resposta inicial para os casos de urgência e emergência com mais segurança para a população”, ressaltou.
…
Com Sandra de Andrade