Como encerramento da peregrinação da padroeira de Óbidos na capital amazonense, a comunidade obidense em Manaus, promove “Jantar de Sant’Ana”
Um pedaço do município de Óbidos-PA representado por sua carismática e fervorosa comunidade residente em Manaus, promove o esperado “Jantar de Sant’Ana”, como encerramento das três semanas de peregrinação da padroeira de Óbidos, na Capital.
O Jantar beneficente de Sant’Ana ocorre neste sábado (10), no Salão dos Espelhos, do Atlético Rio Negro Clube, Centro da capital amazonense.
O evento começa a partir das 19h, com um momento de celebração no início, presidida pelo Padre Emanuel, sacerdote obidense da Diocese de Óbidos, que veio especialmente para esse momento, além de comidas típicas, danças, bingos e leilões. Vale ressaltar que, tudo que for arrecado será destinado a Diocese de Óbidos para contribuir com o trabalho de evangelização e a parte social da diocese.
Segundo o vereador Dr. Daniel, coordenador da Comissão da Peregrinação da imagem de Senhora Sant’Ana em Manaus, o jantar é uma amostra do que acontece no município paraense.
“Para quem é do interior do Norte do Brasil, sabe que a fé, e a devoção no santo padroeiro é algo que mexe com a população. Da mesma forma ocorre em Óbidos, e, o jantar em Manaus, é uma forma de lembrar dessa manifestação de fé, que sempre é encerrado com uma grande festa, com comidas típicas, danças, bingo, leilão e muita alegria. Todos são convidados, seja obidense ou não”, disse Dr. Daniel.
No Interior também
A peregrinação de Senhora Sant’Ana em Manaus visitou mais de 71 locais, entre residências, comércios e instituições religiosas, com cerca de mil pessoas alcançadas presencialmente pela santa peregrina, especialmente os obidenses que moram na cidade. Além da capital, a imagem peregrina passou pelos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.
A acolhida da imagem peregrina em Manaus ocorreu no dia 21 de junho. A imagem veio via fluvial direto Óbidos, no Ferry Boat Comandante Paiva V. Após a recepção foi levada em carreata ao Santuário São José Operário, no bairro Praça 14, onde foi celebrado uma Missa, presidida pelo padre James Batista.
Tema com coração
As Festividades da Padroeira Sant’Ana 2023, tem como tema, “Com Sant’Ana, chamados a Servir”, e com o lema, “Corações ardentes, pés a caminho”. De modo especial, o Círio de Sant’Ana completará 169 anos, desde do primeiro Círio que foi realizado em 1854, sendo terrestre e fluvial, de acordo com registros históricos. Neste ano de 2023, o “Círio fluvial” estará completando 85 anos.
Fé, devoção e cultura
A capital amazonense concentra a maior colônia de obidenses fora do Pará, com aproximadamente 30 mil pessoas. Destes obidenses, muitos professam a fé e católica e receberam com muita devoção e amor a imagem da Santa Padroeira de Óbidos, a Senhora Sant’Ana. Uma peregrinação que ocorre em Manaus há cerca de 20 anos.
Por sua vez, a devoção à Senhora Sant’Ana, a Mãe de Maria e Avó de Jesus Cristo, no município de Óbidos tem origem Portuguesa, e de acordo com registros, a procissão fluvial começou em 1935, quando foi criado uma comissão para cuidar das celebrações em honra à santa. Essa comissão era formada inicialmente por casais de jovens.
Contasse que a primeira procissão fluvial era feita por barcos ainda a remo, enfeitada com folhas de taxiseiro, sendo que um barco levava a imagem da santa e o outro com as promessas dos fiéis que eram cumpridas pelos devotos. A procissão fluvial era recebida pela população local com muita alegria, com direito a apresentação de banda e barquinhos feitos de limão galego cortado ao meio e uma vela ao centro (hoje são de barquinhos de madeira), que eram soltos na correnteza do rio que banha o município de Óbidos.
Além da capital amazonense, a imagem peregrina de Sant’Ana visitará Belém, Macapá e Santarém, retornando para Óbidos em 08 de julho. A Festividade de San’Ana 2023 no município paraense, iniciará com o Círio no dia 09 de julho, seguindo até o dia 26 de julho.
Responsáveis pela Comissão
Dr Daniel Vasconcelos, Jocilane Vasconcelos, Débora Zarik, Renato Brandão, Elisangela Trindade, Christian Lavareda, Miscilene Marques, Odenilza Vasconcelos, Davi Vasconcelos, Renam Pinheiro, Leonardo Dias, Antonio Aquino, Paulo José, Fernando Picanço, Raimundo Corrêa Junior.