Twitter

Aos DAMORIDAS/RR… Só pra saber - o eleitor de Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus já sabem se os senadores votam pela impeachment de Alexandre de Moraes? RR q é tão Bolsonaro aceita o silêncio ou a falta de coragem pra expurgar este câncer do STF?
Aos Damoridas/RR… Seria cômico se não fosse muita cara-de-pau, quando Gove cassado é maior cabo eleitoral de sua pupila, q envergonha Cararacai onde nem lá ganha, e aí, piora quando a deputada diz q defenderá as mulheres rurais de BV, mas, nunca defendeu as mães q perderam seus bebês na Maternidade de Lona de seu governador!!
Aos DAMORIDAS/RR… Saúde de Roraima é boa só pra dar dinheiro ao primeiro escalão do Governo Denarium. Para servir ao povo nada, como acontece com uma senhora, q tem problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota
Aos Jaraquis - AM…Em Tefé, os candidatos à prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (prefeito) e Gilmar William Gomes Veloso (vice) são multados em R$ 25 mil cad, por propaganda antecipada.
Aos Jaraquis…AM - Baseado em provas físicas (fotos e vídeos) apresentadas pelo MP, Justiça proibiu doação de bebidas alcoólicas dos candidatos à Prefeitura de Nhamundá, Raimunda Marina Brito Pandolfo e Antônio Magalhães Tavares Neto, da coligação “Unidos por uma Nhamundá Cada vez Melhor”. Ai não vale, né!!
AOS JARAQUIS - AM...Prefeitura de Manaus inaugura, nesta quarta, 18, às 9h, a Creche Municipal José de Oliveira Fernandes, localizada na rua das Águas, quadra 8, Residencial Viver Melhor I, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte da cidade.
IMG_1582
IMG_1582
IMG_9280
Créfito/imagens:
SELO LUPA SÓ EM 12,9% DOS PRODUTOS
Assessoria Idec
Em 8 de abril de 2024
IMG_1581
IMG_1581
radio agn play

Compartilhe

Em 12 meses, só 12,9% dos produtos ganharam selo da lupa; Idec promove debate sobre primeiro ano da nova rotulagem

Ao final de 12 meses da implementação da nova rotulagem nutricional no Brasil, apenas 12,9% dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados lançados no varejo brasileiro que deveriam ter o selo da lupa por altas quantidades de sódio, açúcar adicionado e/ou gordura saturada tinham se adequado à nova regra.

Esse dado faz parte de um amplo monitoramento do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), que será apresentado em um evento online promovido pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) para debater avanços, resultados e desafios do primeiro ano da nova regra da rotulagem para alimentos e bebidas.

O evento será transmitido no canal do Idec no YouTube na quarta-feira, dia 10 de abril, a partir das 16h, e poderá ser acompanhado de forma gratuita.

Durante 12 meses, de novembro de 2022 a outubro de 2023, pesquisadores do Nupens/USP, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Idec analisaram um total de 6.829 alimentos e bebidas lançados no mercado ou que tiveram alguma modificação em seu rótulo, em 10 Estados e no Distrito Federal.

Camila Borges, pesquisadora do Nupens/USP e uma das coordenadoras do monitoramento,  reforça que a proporção de 12,9% é baixa, ou quase cinco vezes menor, quando comparada ao total de 63,9% de alimentos e bebidas que deveriam receber o selo da lupa para, pelo menos, um nutriente crítico.

Além disso, a análise também identificou problemas nas embalagens, como a localização errada do selo de aviso na face frontal, posicionamento em local encoberto, formato ou esquema de cores inadequado, entre outros.

No mês passado, o Idec denunciou a Nestlé à Anvisa por descumprir regras de aplicação da lupa em uma marca de cereal matinal.

Para Borges, o levantamento revela a lentidão na adequação da indústria de alimentos à nova regra da rotulagem nutricional, o que prejudica as pessoas consumidoras no momento de fazer escolhas mais saudáveis nos supermercados.

O evento online também contará com uma apresentação de Leonardo Pillon, advogado do Idec, sobre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 819/2023 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Ação Civil Pública movida pelo Idec e acatada pela Justiça Federal, que conseguiu derrubar a prorrogação de prazos para a atualização dos rótulos.

A decisão, dada em fevereiro deste ano, suspendeu a prorrogação do prazo para a indústria alimentícia e determinou o uso de adesivos para adequar as embalagens em até 60 dias. O prazo se encerra em 22 de abril, conforme a própria Anvisa reconheceu em despacho de seu presidente, Antonio Barra Torres.

Ainda participam do evento André Godoy, da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, que falará sobre o papel das vigilâncias sanitárias na fiscalização e monitoramento da rotulagem de alimentos; e Kelly Alves, da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que abordará a rotulagem como instrumento de educação alimentar e nutricional.

A coordenação será da nutricionista Laís Amaral, que é coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec. Ao final, o evento será aberto para perguntas e para o debate entre os participantes.

O evento será transmitido no canal do Idec no YouTube, no dia 10 de abril, a partir das 16h.


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/agnorte/webapps/agnorte/wp-includes/formatting.php on line 4482
Play Video
f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe