Plínio Valério ao participar da reunião com prefeitos, nesta terça, 21, no Sendo, quando a bancada federal discutiu com os municípios suas demands, o sendor deixou claro que, ‘independentemente de partidos e alianças políticas, ele atua em ajudar a todos, basta levar sua demanda’.
Plínio afirmou que continuará ajudando os municípios do Amazonas.
“Estou aqui para ajudar, trabalho sob demanda para atender as necessidades dos municípios e lutar pelo que é coletivo. Atuo em cima da demanda de vocês”, disse o senador aos prefeitos do Amazonas que estão em Brasília (DF) na XXV Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios.
Na reunião, que contou com a participação dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, além dos sete deputados federais do Amazonas, penas Átila Lins não pôde participar, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) apresentou uma lista de prioridades e problemas enfrentados pelas contas públicas municipais e a adoção de medidas preventivas e de enfrentamento à estiagem deste ano.
Na reunião, o presidente da AAM, Anderson Sousa, apresentou as demandas à bancada federal do Amazonas.
Uma das prioridades é a votação da PEC 66/2023, que alivia as contas públicas municipais, abrindo um novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos e com o Regime Geral de Previdência Social.
O texto está pronto para ser votado no plenário do Senado Federal. Segundo Sousa, os municípios do Amazonas estão devendo recursos bilionários para a previdência, o que impacta diretamente nas contas públicas, travando as gestões municipais e impedindo melhorias para a população. “Parlamento é voto, vocês (prefeitos) têm três votos aqui – eu, Omar e Eduardo”, disse.
A AAM também pede apoio para a adoção de medidas preventivas e de enfrentamento à estiagem e viabilização de recursos para atualização e revisão dos planos de saneamento básico e de resíduos sólidos nos municípios.
Em um momento de descontração na reunião, o senador Plínio Valério disse que os prefeitos e prefeitas que nunca o procuraram por apoiarem o senador Eduardo ou Omar podem ir ao seu gabinete, que ele não contará para nenhum dos dois.
“Não se acanhem, estou disposto a ajudá-los”, disse.
Prefeitos do Amazonas agradeceram o apoio de toda a bancada ao destinar emendas para os municípios, afirmando que sem o apoio dos deputados e senadores as contas públicas estariam bem difíceis.
…
Com Ass. Sen. P V