Twitter

Aos Damoridas - Um disputa silenciosa é travada por mais dá ‘caneta’ do pulha escroque cassado, onde dois senadorzinhos querem mais para si e, claro, q a máquina estatal sirva mais aos seus filhos, genros, sobrinhos e afilhados… amantezinhas! Especialmente do Sul de RR, né senador?!
Aos Damoridas - RR … Denarium tem tido essas vitórias no TSE, Ñ se sabe a q preço! Vitórias q servem só para sangrar mais o Estado, q vem servindo aos Mecias de Jesus da vida, q chupam as tetas arrebentadas da máquina!
Aos Damoridas - RR … Quanto mais TSE? Porque essa semana completou 60 dias q o processo de cassação do governador, q está cassado, e recorre, mas, ministra Carmem Lúcia Ñ mora e Ñ tem respeito pelo roraimense - nada de nova data!
Aos Damoridas - Quanto mais sofre o cofre do Estado? Exporferr seria pra um Governo legítimo e não um pulha, cassado e q envergonha RR, com esse risinho de um escroto, para uns de escroque…
Aos Jaraquis -AM… Marcelo Ramos mostra coerência em não apoiar abertamente nenhum dos dois candidatos a prefeito de Manaus porque afinal ele foi contra David e Alberto, e ao q eles representam. Ramos q teve consigo um PT rachado, mesmo c/ Lula apoiando, Sinésio Campos, presidente regional Ñ lhe deu apoio algum é claro q tdo isto prejudicou ainda mais sua perfomance.
Aos Jaraquis…AM - E cada vez mais insustentável a permanência no comando do PT amazonense o presidente deputado Sinésio Campos q de petista só é o q lhe convém ao tempo q o partido lhe sirva, e além do dinheiro pego em campanha e suas alianças partidárias q afrontam a executiva nacional, sua queda é certa!
IMG_3305
1200X200
IMG_1582
radio agn play
Créfito/imagens:: FOTOS: Welika Matos
TESTAGEM RÁPIDA PARA MALÁRIA NAS UBS´S
REDACÃO AgN
Em 9 de novembro de 2023
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Testagem para malária com resultados em até 15 minutos. O município apresentou o projeto-piloto de ampliação da rede de diagnóstico da doença, aceito pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Boa Vista iniciou os testes de diagnóstico rápido para malária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste mês de novembro. Antes, a identificação da doença ocorria apenas com o exame gota espessa, conhecido como “exame de lâmina”. Com a nova avaliação, o paciente recebe o resultado em até 15 minutos.

Lançado pelo governo federal, o Plano Nacional de Eliminação da Malária tem o objetivo de eliminar a doença no Brasil, até 2035. Boa Vista, única capital brasileira com testes rápidos para malária nas UBS, saiu na frente e apresentou o projeto-piloto de ampliação da rede de diagnóstico da doença, aceito pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o supervisor geral de malária de Boa Vista, Creomar Oliveira, o Ministério da Saúde destinava os testes rápidos para malária apenas às regiões remotas, como comunidades ribeirinhas e indígenas. Além da agilidade na liberação do resultado, o teste pode ser feito por diferentes profissionais da saúde.

“O teste rápido pode ser feito pelo enfermeiro, médico e até mesmo, pelo técnico de enfermagem, que nós já capacitamos. Para atingirmos a meta de eliminação da malária, precisamos testar mais pessoas e assim não ficarmos dependendo apenas do microscopista, único profissional que pode fazer a análise gosta espessa”, disse.

Nesta fase de implantação, o teste rápido é feito nas UBSs Aygara Motta, Jorge André Gurjão Vieira, Pastor Luciano Galdino Rabelo, Hélio Macedo, Délio Tupinambá, Doutor Rubeldimar Maia, Senador Hélio Campos e Raiar do Sol. Até o fim deste ano, todas as UBSs de Boa Vista contarão com a testagem rápida.

Teste rápido no Pré-natal

Neste primeiro momento, os testes rápidos, obrigatoriamente, têm composto a lista de exames de pré-natal de mulheres grávidas, acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista, pois a malária pode afetar o desenvolvimento do feto. Durante a gestação, a mulher é submetida a sete testes para garantir a saúde de mãe e filho.

Diagnosticadas com a malária, mulheres grávidas correm risco de o filho nascer com baixo peso, anemia, deficiência de crescimento, entre outras complicações. No quarto mês de gestação, Ana Beatriz, moradora do bairro Doutor Airton Rocha, fez o primeiro dos sete testes que terá que ser submetida para a doença.

“Estou me sentindo bem, sem nenhum sintoma. Mas cheguei aqui no posto para a minha consulta de rotina do pré-natal e a enfermeira que me acompanha me falou do teste para malária que vou ter que fazer. Vou fazer todos os sete para garantir a saúde do meu filho. É simples, apenas um furinho no dedo”, contou.

Diagnóstico precoce – Para o Ministério da Saúde, a testagem rápida da malária contribui com um diagnóstico mais rápido da doença, fato que evita complicações nas pessoas infectadas, além de controlar a transmissão e risco de morte. Febre recorrente, dores de cabeça, calafrios e náuseas são alguns dos sintomas de malária.

__

Por Jaqueline Pontes

SEMCO PMBV

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe