‘Ouvidoria atende e resolve questões dos cidadãos’, afirma Plínio Valério
A Ouvidoria do Senado Federal é uma canal de comunicação entre o cidadão e a instituição, recebendo sugestões, reclamações, elogios e denúncias, além de ideias que podem inspirar novas leis.
Quem coordena os trabalhos é o ouvidor-geral do Senado, senador Plínio Valério (-AM).
Em entrevista à Rádio Senado, o senador destaca o importante papel da Ouvidoria na análise das mensagens recebidas e na busca por soluções às questões propostas.
Para o ouvidor-geral do Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), no ano que o Senado celebra 200 anos de existência.
“Nada é mais simbólico do que fortalecermos cada vez mais o espaço dedicado à participação da população”.
Ouvir
O senador amazonense destaca que cada pessoa é única e assim sua questão apresentada, e quer ser ouvido.
“Na Ouvidoria, nossa missão é clara e fundamental: escutar, encaminhar e responder as demandas dos cidadãos que nos procuram. Embora possa parecer uma tarefa simples, é de grande valor, pois não tratamos essas questões como meras estatísticas ou de maneira automatizada. Cada solicitação é única e, aqui, na Ouvidoria, é recebida com cuidado e responsabilidade. Quando um cidadão ou cidadã entra em contato conosco é porque deseja ser ouvido e confia que sua voz será realmente ecoada”, afirmou Plínio Valério.
Lá atrás…
A Ouvidoria do Senado foi criada em 2005, mas começou a funcionar em 2011, tendo como finalidade “a busca constante pela transparência e aproximação da sociedade com o Parlamento”. Nos últimos sete anos, a Ouvidoria atendeu mais de 400 mil manifestações.
Somente em 2023, a Ouvidoria recebeu 42,8 mil manifestações, sendo 32 mil ligações por meio do 0800. A região Sudeste é a mais participativa, com 29% dos registros, seguida do Nordeste (15%), Sul (9,47%), Centro-Oeste (9,01%) e Norte (3%).
Fonte: Agência Senado
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Fonte: Agência Senado
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Adriano Faria e Jeziel Carvalho
Fonte: Agência Senado