O Teatro Amazonas ficou cheio de autoridades, políticos de todas as esferas, além de representantes de órgãos públicos, e diversas entidades que foram prestigiar, nesta sexta, 1º, a posse da nova presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins.
Yara Lins presidirá a Corte de Contas no biênio 2024-2025, e com ela foram empossados os conselheiros Luis Fabian Barbosa, como vice-presidente; Josué Cláudio Neto, como corregedor-geral; Mario de Mello, como ouvidor, e Júlio Pinheiro, como coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM).
Em seu discurso, o conselheiro Josué Cláudio falou da importância de se ter uma mulher à frente do TCE, e da felicidade de poder presenciar o retorno da conselheira Yara Lins ao comando da Corte. Yara já presidiu a Casa no biênio 2017-2018.
“É motivo de grande alegria presenciar, pela segunda vez, a conselheira Yara Lins assumir o cargo de presidente deste Tribunal de Contas. Uma mulher que mais uma vez chegou ao ápice de uma trajetória dentro da Corte e que logo completa 49 anos de funcionalismo público com a marca da competência e dedicação ao setor público, servindo de inspiração para todos nós”, reiterou o conselheiro Josué Cláudio.
Em agenda fora do Estado, neste dia de posse, Wilson Lima não pôde ir, e foi representado pelo governador em exercício, Tadeu de Souza.
DECANO
Participando da Mesa de Honra do TCE, o deputado Átila Lins, que é tio da nova presidente, afirmou que foi um evento que teve a presença das mais destacadas autoridades do Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e outras autoridades federais, estaduais e municipais.
“Solenidade marcante coroando a carreira da conselheira Yara Lins, que assume pela segunda vez à presidência da Corte de Contas do Amazonas, para o biênio 2024/2025. Desejo muito sucesso a conselheira Yara nessa nova missão”, parabenizou o deputado federal.
Ao lado de Átila estavam o prefeito de Manaus, David Almeida; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Fernanda Cantanhede; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Junior; além do deputado federal Fausto Vieira, e o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Mário Magnífico, assim como o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André de Oliveira, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins.