Amazonas

CMM

MAIS UM PROGRAMA para fortalecer a saúde mental das mulheres

PL de Diego Afonso sobre o Combate à Violência entre Mulheres, segue em tramitação na CMM. A matéria foi para a 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher

Por Da Assessoria

28/05/2025 - 18:24

Vereador Diego Afonso.jpeg

O Projeto de Lei nº 117/2024 vem para servir ao Fortalecimento da Saúde Mental e Enfrentamento à Violência Psicológica entre Mulheres (Wollying), e o PL vai avançando , chega na 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher.

O projeto, de autoria do vereador Diego Afonso, foi aprovado durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O objetivo do Projeto é promover, por meio da realização de palestras e debates nas escolas faculdades, órgãos públicos, empresas privadas, terceiro setor e organizações da sociedade civil, a conscientização para o entendimento a respeito de Wollying e seus efeitos nas mulheres seja no aspecto físico, emocional ou psicológico; assim como identificar mulheres que estejam em situação do Wollying.

De acordo com o autor do Projeto, o assédio psicológico entre mulheres, muitas vezes invisibilizado, pode ocorrer em diversos ambientes, como o local de trabalho, círculos sociais e até mesmo dentro da família, podendo gerar danos emocionais profundos, afetando sua autoestima, sua saúde mental e sua qualidade de vida.

"Esse tipo de violência pode se manifestar por meio de humilhações, isolamento, difamação e manipulação, causando impactos que vão desde ansiedade e depressão. Assim, é essencial que medidas sejam tomadas para conscientizar a sociedade e promover ambientes mais respeitosos”, explicou.

O texto ainda cita, em seu art. 4º, que as mulheres identificadas e que estejam em situação de Wollying poderão ser encaminhadas para acompanhamento psicológico adequado.

Galeria de fotos