Amazonas

messias - sim ou não ao stf?

Bancadas de RR, AM e DF com votos decididos para Messias

Numa apuração do AgNORTE, podemos ver que muitos senadores preferem o silêncio

Por Redação AgNORTE - Marlen Lima

28/04/2026 - 11:25

JORGE MESSIASA.jfif

Na cobertura que este site de notícias se empenha em prestar quando dos Estados do Amazonas (AM) e Roraima (RR) e mais o Distrito Federal (DF), eis, que, nesta apuração para se saber os votos dos senadores amazonenses, roraimenses e do DF, podemos ver que os que atuam aliados de Lula da Silva preferem o silêncio, e não divulgam o voto.

Para os senadores, que atuam em serviço direto com os seus eleitores, que sabem que o correto é a transparência de ações para que fique claro seus posicionamentos, em especial neste caso da indicação do presidente da República, Lula da Silva, que escolheu um amigo, mais um, Jorge Messias, advogado-geral da União, para ser membro do maior corte jurídica do país, a mesma que passa por seu maior momento de vergonha nacional, de falta de total credibilidade, o STF - Supremo Tribunal Federal.

JARAQUIS

E, eis, que os parlamentares do Amazonas, só Plínio Valério já deixou claro que é contra Messias ser aprovado pelo Senado.

Eduardo Braga e Omar Aziz, por meio de suas assessorias informam que os senadores não deram nenhuma declaração a respeito de seus votos.

Mas, sabemos que Braga e Omar são aliados umbilicalmente de Lula. Logo, apoiam a indicação do seu presidente. Ou alguém dúvida?

DAMORIDAS

De Roraima, a senadora novata, Roberta Acioly, até o momento não deu retorno da nossa pergunta que foi para sua Assessoria - Messias tem seu 'sim' ou seu 'não'.

Caso siga orientações do ex-senador, seu antecessor, Mecias de Jesus (que já havia declaro apoio a Messias), ela deve votar pela aprovação de Messias.

Chico 'Cueca' Rodrigues, sim, o senador que foi pego com dinheiro escondido na cueca, não deu declaração nenhuma do seu voto, mas, como ele é reconhecido por suas alianças sempre muito governamentais, pode ser que vote pela aprovação do nome de Messias. Agradar a Lula não seria nada demais para Chico.

O senador Hiran, não deixou claro apoio, mas, ele tem sido oposição em certos pontos do Governo Lula, ainda que tenha excelente relações com AGU - Advocacia-Geral da União, de onde vem Messias. Seu partido é dividido, portanto...

CANDANGOS

Da ala do DF, Izalci Lucas, o PL fechou em torno de votar contra Messias. Simples.

A senadora Damares Alves idem. Opositora ao Governo Lula, ferrenha defensora da justiça, das mulheres, e uma das mais combativas quanto dos presos do 8 de janeiro, eis que além de ser cristã, está ciente de que pontos sobre Messias não contribuem positivamente para ele ser um indicado ao STF - ainda que se diga evangélico.

A senadora Leila Barros, deve votar pela aprovação de Messias, porque tem sido aliado de Lula. Ainda que sua assessoria não tenha dada ainda retorno se ela já fez alguma declaração a respeito de seu voto, eis, que seu histórico de votação indica pelo sim ao amigo do presidente.

A verdade é que Messias, na bolsa de apostas dos bastidores do Senado, sim, vai conseguir ser aprovado. 

Pelo histórico dos que muitos hoje estão no STF, agindo de forma partidária, escancaradamente, eis, que PT, leia-se Lula, colocar mais um membro seu, convenhamos, não será nada demais. 

Centrão, vendido, dividido, e Oposição fraca, eis que leva a melhor que tem mais recursos, e ao Governo e seus amigos isto não falta.