Distrito Federal

AgN DF

VOLTA DE UM DEBATE, OS PUXADINHOS NO PP

Puxadinhos no Plano Piloto em discussão no plenário da CLDF

Por Com Agência CLDF

31/03/2025 - 09:39

17.6.-Puxadinho-Asa-Sul.-Seduh.png

Os puxadinhos são áreas públicas ao redor de imóveis comerciais e residenciais, cujo uso depende de concessão pública.

A ocupação dessas áreas é regida pelas Leis Complementares nº 883/2014 (região Asa Norte) e nº 998/2022 (região Asa Sul)

A situação dos “puxadinhos” no Plano Piloto voltou a ser debate no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Partiu do deputado Eduardo Pedrosa (União) o requerimento para uma Comissão Geral sobre o tema, com a participação de moradores, prefeitos das superquadras, representantes do setor comercial, entidades da sociedade civil, órgãos do Governo do Distrito Federal e demais interessados, que ocorreu na semana passada.

Precisamos encontrar soluções que conciliem o desenvolvimento econômico e o respeito ao planejamento urbano de Brasília. A Comissão Geral será um espaço importante para ouvirmos todos os envolvidos, esclarecermos dúvidas e construirmos caminhos viáveis para a regularização ou adaptação desses espaços, sempre em consonância com o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB)”, afirma o deputado. 

O evento contou com a presença do administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olímpio; do gerente de processos e redes da Neoenergia Distribuição Brasília, Arthur Campos; do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Reis; do secretário de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), Cristiano Mangueira; do secretário de Estado de Governo, José Humberto Pires; e do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz.

Além das autoridades, também estão convidados representantes dos comerciantes da Asa Sul e Asa Norte, prefeitos de quadra e entidades da sociedade civil. 

Os puxadinhos são áreas públicas ao redor de imóveis comerciais e residenciais, cujo uso depende de concessão pública. A ocupação dessas áreas é regida pelas Leis Complementares nº 883/2014 (região Asa Norte) e nº 998/2022 (região Asa Sul).