É...OS SINASI, ELES EXISTEM, E VIDA EM OUTROS PLANETAS
Cientistas encontram sinais de vida em planeta a 124 anos-luz da Terra
Com a ajuda do supertelescópio James Webb, cientistas da Universidade de Cambridge anunciaram uma descoberta que pode ser a pista mais promissora até agora na busca por vida fora da Terra.
Eles detectaram, na atmosfera de um planeta distante chamado K2-18 b, dois gases — dimetil sulfeto (DMS) e dissulfeto de dimetila (DMDS) — que, por aqui, só são produzidos por organismos vivos, como o fitoplâncton dos oceanos.
O K2-18 b tem cerca de 2,6x o tamanho da Terra e está a 124 anos-luz de distância, na constelação de Leão. Ele orbita na chamada “zona habitável” de sua estrela, onde a temperatura permitiria a existência de água líquida.
Tá, mas o que isso significa? Não é exatamente uma foto de um ET acenando, mas é o que os cientistas chamam de bioassinatura — um sinal químico de que pode haver vida por lá.
Os próprios pesquisadores pedem cautela para tirar qualquer conclusão, já que mais estudos são necessários. Contudo, o entusiasmo já é real.
Zoom out: Desde os anos 90, já foram descobertos mais de 5.800 exoplanetas. Mas este, em particular, se destaca como um dos mais promissores.
COMPARTILHAR
...
(Imagem: AP)