Twitter

AgN JARAQUIS - AM… Cileide Moussallem do CM7, q nem jornalista deve ser pq sequer sabe escrever, entra no hall das criminosas, agora, basta saber se o meio jornalístico, Sindicato e Associações de Imprensa, dará a esta pobre senhora o rigor q a Lei deve dar a todas as ameaças contra a jornalista Paula Litaiff, q atinge tbm a todos nós jornalistas.
AgN DAMORIDAS- Denarium só tem apoio pq tem Máquina q banca seus aliado$.Nas redes sociais tem grupeto mal pago, pq Governo paga bem só aos politiqueiros! Daí saúde, educação, segurança tudo sucateado! Por isso dizem - só defende Denarium os q defendem seus carguitos!
AgN DAMORIDA - Denarium governadorzinho q vive sorrindo pq sua riqueza é o verdadeiro alvo de sua sanha manter no poder! Medíocre politicamente só está na cadeira pq gentalha como Mecia’s, Hiran’s, e outros politiqueiros, Ñ tem liderança, nunca teve! Mas é cheio de bajuladores, q defendem seus carguitos!
AgN BOMBA… Brasília dormiu, nesta quarta, 13, com estouro de bombas, onde um homem explodiu seu carro em frente a parte dos fundos do STF - Supremo Tribunal Federal. A PM/DF, Polícia Federal e Polícia Judiciária na investigação - O terrorista morreu na explosão, e corpo dele continua no local.
AgN JARAQUIS - AM… Dirão que é ação dos inimigos políticos , q ele criou ao longo de seu trabalho de criticar a classe política; e ele ataca e vai além da liberdade de expressão?! Ou Ñ, mas, Alex Braga, agora, amarga prisão merecida. É preso, Ñ pelos feitos contra os políticos, mas, por acusação de suspeita de agressão e abuso sexual contra mulher!
AgN Jaraqui - AM...Ele ganhou a eleição, ele venceu máquinas do Governo e as do parlamento. Ele vence na política quando ganha prestígio, e isto nada mais é mais recursos para Manaus, então, assim, o prefeito David Almeida tem saído vencedor não só do pleito eleitoral, mas, de canja, ganha apoio do Governo Lula da Silva, este q afirmou ao prefeito, e não ao governador Wilson Lima, que a BR 319 tem a garantia dele que sairá da estgnação, as obras avançarão.
IMG_4169
IMG_4167
1200X200
1200X200
Créfito/imagens:
2ª SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO
Redação AgN
Em 5 de abril de 2024
IMG_1582
radio agn play

Compartilhe

Servidores da Educação da  Prefeitura buscam qualificar equipes de apoio para garantir inclusão plena de alunos com TEA nas unidades de ensino da capital

Nesta terça-feira, 2, iniciou-se a 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo: Construindo a inclusão e potencializando habilidades.

Na abertura do evento, que ocorreu no auditório da Escola Municipal Nara Ney de Araújo Santana, no bairro Caçari, começou com palestras e mesa redonda formada por especialistas no assunto.

A Prefeitura de Boa Vista busca qualificar as equipes de apoio para garantir inclusão plena de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de ensino da capital.

A presença de estudantes com autismo nas escolas municipais vem crescendo a um ritmo acelerado. De abril de 2023 a abril de 2024, em Boa Vista, o número de crianças com TEA matriculados aumentou 108%, saltando de 719 para 1.500, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Além de garantir a presença desses alunos em sala de aula, a gestão viabiliza a permanência, a participação e a aprendizagem deles capacitando os profissionais. A SMEC ainda se preocupa com a ampliação de salas de recursos nas escolas e oferece os serviços dos centros que contribuem diretamente para o desenvolvimento das crianças”, explicou a Gerente de Educação Especial, Ana Paula Pinheiro.

O que é o Transtorno do Espectro Autista e como identificar seus sinais no contexto escolar?

Estes foram alguns dos temas abordados pela neuropsicóloga, Taynara Lima.

“Autismo não é doença. É um transtorno do neursodesenvolvimento. Nesta oportunidade, cuidadores e assistentes de aluno podem se aprofundar sobre o TEA e aprender a identificar crianças com autismo, visto que tem contato com as crianças da rede municipal de ensino desde a primeira infância. Isso ajuda na intervenção precoce e no diagnóstico”, disse.

A especialista ainda destacou que o TEA é um grande “guarda-chuva” composto por pessoas com quadros diferentes. Há desde aquelas que são mais independentes e precisam de menos suporte, até as que precisam de maior auxílio.

Ela ainda apontou alguns mitos mais comuns sobre o transtorno. Dentre eles, que autistas são agressivos e antissociais, por exemplo.

“Mas não é correto generalizar características de comportamento como a agressividade. Embora alguns não gostem de ter contato físico, mesmo com pessoas do convívio próximo, há crianças no espectro que adoram receber e dar carinho”.

Afetividade e valorização das capacidades

Outros profissionais também participaram da programação. Dentre eles, Juscyelly Bonomo – psicóloga especialista em Intervenção, Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro Autista baseado no modelo DENVER; Aline Fernandez Costa – pedagoga e César Ramirez – psicólogo, docente universitário de Língua de Sinais Brasileiras (LIBRAS) e de Psicologia.

Vanessa Figueiredo é cuidadora na Escola Jardim das Copaíbas, no Distrito Industrial. Ela conta o que leva de aprendizado do evento.

“Eu já tive oportunidade de trabalhar com alunos autistas que precisam de mais e de menos apoio. Me senti desafiada quanto profissional. Busquei entender o assunto por conta própria, mas confesso que as orientações dos especialistas me deixaram mais segura para lidar com os alunos. É diferente. A gente se atualiza. Espero poder ajudá-los. Foi gratificante”, destacou.

 

 

SEMCOM PMBV 

Por Ráyra Fernandes

f8ba3c31-47a4-46b4-971e-9b01847a0cb7
66a56b7b-b9d9-4089-8004-67f587a60b1a
120d831e-49bd-4501-bd42-2bc4c7bb3dac
a8289f75-a984-4901-a521-e4889e4730fe