O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), repassou ao Governo de Roraima, nesta terça-feira (07/02), uma nova remessa de insumos para atender os povos Yanomami, que estão em situação de vulnerabilidade. Foram enviadas 49.020 unidades, entre medicamentos e nutrição em pó para adultos.
A ajuda humanitária prestada a Roraima tornou-se possível devido ao abastecimento daCentral de Medicamentos do Amazonas (Cema). Entre os medicamentos, estão ibuprofeno, omeprazol e paracetamol, que devem auxiliar no tratamento de doenças que atingem os povos Yanomami.
O secretário de estado de saúde do Amazonas, Anoar Samad, falou sobre o envio dos insumos. “Foi uma determinação do governador Wilson Lima e um pedido da Secretaria de Saúde de Roraima para que nós pudéssemos ajudar, sobretudo com medicamentos e latas de leite específicas para crianças”, pontuou.
A primeira remessa de insumos foi enviada no último dia 25, quando o Amazonas destinou 16 mil latas de fórmula nutricional infantil.
“Hoje enviamos o segundo caminhão. É como o governador Wilson Lima disse: continuamos aqui à disposição para o que precisarem. Estaremos juntos para vencer mais essa dificuldade humanitária “, concluiu o secretário Anoar.
sizes="(max-width: 1024px) 100vw, 1024px" srcset="http://agenciaamazonas.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/SES-5_-SEC-ANOAR_-Antonio-Lima-Secom-1024x683.jpg 1024w, http://agenciaamazonas.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/SES-5_-SEC-ANOAR_-Antonio-Lima-Secom-300x200.jpg 300w, http://agenciaamazonas.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/SES-5_-SEC-ANOAR_-Antonio-Lima-Secom-768x512.jpg 768w, http://agenciaamazonas.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/SES-5_-SEC-ANOAR_-Antonio-Lima-Secom.jpg 1152w" alt="" width="1024" height="683" />Secretário de estado de saúde do Amazonas, Anoar Samad.
FOTO: Antônio Lima/Secom