Japão reforçando o diálogo para novas parcerias com Roraima
Embaixador do Japão, Yasushi Noguchi, em visita ao Palácio Sen. Hélio Campos, recebido pelo Chefe da Casa-Civil, Nonato Mesquita
...É a primeira visita ao Estado, onde reuniu representantes do Governo do Estado e comunidade nipo-brasileira para discutir cooperação e intercâmbio...
...
O Governo de Roraima recebeu, nesta sexta-feira, 14, o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, para uma reunião voltada ao fortalecimento dos laços com a comunidade japonesa e à apresentação das potencialidades econômicas e culturais do Estado. O encontro ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos e também abriu espaço para discutir possíveis parcerias e intercâmbios entre Roraima e o Japão.
Esta foi a primeira visita de Yasushi Noguchi a Roraima. A comitiva diplomática contou ainda com o cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa; o segundo secretário da Embaixada do Japão, Tomoki Mitsuya; e a assessora bilíngue do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Takako Shima.

Representando o Governo de Roraima, participaram da agenda o secretário-chefe da Casa Civil, Nonato Mesquita; o secretário de Atração de Investimentos, Aluizio Nascimento; o secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Cássio Gomes; o presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Ionilson Sampaio; a secretária de Segurança Pública, Eliane Gonçalves; o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), José Antonio Vicente; e a secretária de Cultura e Turismo, Lulia Oliveira.
PRODUÇÃO E INTERCÂMBIO
Durante a reunião, foram apresentadas características de Roraima e setores considerados estratégicos para a economia estadual, entre eles a produção agrícola, com destaque para o cultivo de soja. Também foram discutidas possibilidades de cooperação e intercâmbio, especialmente na área educacional.
O secretário-chefe da Casa Civil, Nonato Mesquita, destacou a relação histórica entre o Estado e a comunidade japonesa e afirmou que o Governo de Roraima está disposto a ampliar a cooperação.
“Temos que levar em consideração que a nossa relação com a comunidade japonesa sempre foi uma relação muito amistosa, muito boa e que nós pretendemos, evidentemente, manter dessa forma. Tivemos a oportunidade de receber o embaixador aqui, que trouxe um laço de esperança para nós e veio com entusiasmo no sentido de nos propor, inclusive, parcerias com possível intercâmbio em questão de estudo entre a comunidade roraimense e a japonesa”, afirmou.

A presidente da Anir (Associação Nipo-Brasileira de Roraima), Aniely Hideshima, explicou que a agenda também buscou apresentar ao embaixador aspectos da realidade, da cultura e das potencialidades do Estado, com a perspectiva de estabelecer novas iniciativas de cooperação.
“O objetivo principal desse nosso encontro de hoje com o Governo do Estado foi que a gente pudesse mostrar um pouco das riquezas do nosso Estado ao embaixador do Japão, que está vindo pela primeira vez a Roraima. A partir desse encontro, o objetivo é que a gente possa firmar parcerias futuras, voltadas para os outros setores que o nosso Estado trabalha”, afirmou.
Além de Aniely Hideshima, participaram da reunião a vice-presidente da Anir, Iolanda Takahashi, e a diretora pedagógica da associação, Elizabeth Mitie Fukuda.

...
Por SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ana Carolini Gama
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira



