Roraima

Escola Virtual do IF RR

Entidade realizadndo agenda de apresentação em campi e polos

As atividades terão caráter informativo e orientativo, apresentando a plataforma, os cursos disponíveis e os procedimentos de acesso e inscrição

26/08/2026 - 18:22

Visita da equipe da Escola Vitual do IFRR - 6.jpeg

A partir desta terça-feira (25) e até 13 de novembro, a Escola Virtual do Instituto Federal de Roraima (IFRR) será apresentada à comunidade acadêmica e à comunidade externa em diferentes unidades da instituição. A ação contempla campi e polos localizados em diferentes municípios, vilas e comunidades de Roraima.

Promovida pela Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead), com apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFRR, a ação tem como objetivo apresentar a Escola Virtual, plataforma institucional de educação a distância que disponibiliza cursos on-line, gratuitos e acessíveis na modalidade cursos abertos e massivos (MOOCs).

A professora Solange Almeida Santos, que está à frente da Dipead, explica que as atividades terão caráter informativo e orientativo, com apresentação da plataforma, dos cursos disponíveis e dos procedimentos para acesso e inscrição. “A iniciativa tem como objetivo apresentar as oportunidades de formação disponíveis na plataforma e orientar a comunidade sobre as formas de acesso e inscrição”, disse.

Cronograma de divulgação

Confira abaixo o cronograma de divulgação nos campi:

Data
Campus
Período
25 de agosto de 2026
Campus Amajari
Matutino
31 de agosto de 2026
Campus Boa Vista
Diurno e noturno
1.º de setembro de 2026
Campus Boa Vista Zona Oeste
Diurno
2 de setembro de 2026
Campus Bonfim
Diurno
21 de setembro de 2026
Campus Novo Paraíso
Diurno
22 de setembro de 2026
Campus Rorainópolis
Diurno



Confira abaixo o cronograma de divulgação nos polos:



Data(s)
Município(s)
Polos UAB/Instituições
24, 25 e 26 de agosto
Pacaraima e Amajari
Polo UAB Pacaraima, escolas públicas, Polo UAB Amajari e Campus Amajari (CAM)
1.º de setembro
Bonfim e Cantá
Campus Bonfim (CAB) e escolas da sede do município, e Polo UAB do Cantá
3 e 4 de setembro 
São Luiz, São João da Baliza e Caroebe
São Luiz, São João da Baliza (visitas no trajeto)  e Caroebe
14, 15 e 16 de setembro
Normandia
Normandia e comunidades indígenas; Raposa e escolas adjacentes
21, 22 e 23 de setembro
Caracaraí,  Rorainópolis,  Iracema e Mucajaí
Campus Novo Paraíso (CNP) e escolas adjacentes; Municípios de Rorainópolis, Iracema e Mucajaí
9 a 13 de novembro
Boa Vista e Uiramutã

Uiramutã (sede) e  Comunidade de Água Fria

Conheça a Escola Virtual

A Escola Virtual do IFRR já conta com mais de 20 cursos disponíveis. As formações são ofertadas on-line e gratuitamente, e não exigem processo seletivo. Para conhecer os cursos disponíveis e realizar a inscrição nas capacitações oferecidas, basta acessar https://ev.ifrr.edu.br/

Parte dos cursos disponíveis na plataforma é ofertada por meio do projeto Afluir Saberes, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Amazonas. Os cursos do projeto estão disponíveis nas escolas virtuais das duas instituições. Para saber mais, confira a matéria sobre o lançamento do projeto aqui.

Oferta de cursos MOOCs

A oferta dos cursos MOOCs no IFRR segue as diretrizes da Resolução 794/2024 do Conselho Superior (Consup) do instituto, que regulamenta a modalidade na instituição. Entre os critérios estabelecidos estão a gratuidade, a oferta totalmente on-line, a ausência de processo seletivo e a certificação automática mediante o aproveitamento mínimo nas atividades propostas.

A normativa também determina que os cursos estejam vinculados a um campus do IFRR, com o acompanhamento da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead), além da supervisão dos setores de extensão e ensino das unidades responsáveis.


Ascom/IFRR

Texto: Sofia Lampert